Muros Com Vida – Municípios: Trabalhos a Concurso 2024/2025

Município da Nazaré

N.º de muros pintados:
5

Memória descritiva:

I) Como motivou à participação das suas escolas?
O trabalho com as escolas tem-se desenvolvido, ano após ano, com uma proximidade cada vez maior. Neste contexto, várias atividades propostas pela ABAAE tornaram-se iniciativas acarinhadas pelas comunidades escolares, funcionando como uma motivação adicional. Este envolvimento tem sido potenciado pelo apoio contínuo do município, que colabora com a logística e fornece os materiais necessários à realização de projetos como ‘O Mar Começa Aqui’ e ‘Muros com Vida’.
A verdade é que, só por si, a concretização destas atividades tem tido, nos últimos anos, um impacto muito positivo. Alunos e professores demonstram grande entusiasmo em dinamizá-las, tanto no espaço escolar como em locais exteriores, transmitindo mensagens que perduram no tempo e no espaço. Essas mensagens tornam-se não apenas memórias visíveis da participação dos alunos, mas também lembretes contínuos das aprendizagens adquiridas ao longo do processo.

Ii) Apoiou as escolas com recursos (humanos e/ou materiais)? Quais?
O município presta apoio material às escolas que queiram participar na atividade, fornecendo tintas, pincéis e outros materiais de pintura necessários. No que diz respeito aos recursos humanos, a intervenção municipal ocorre apenas em situações excecionais — nomeadamente, se a escola não conseguir concluir a pintura, o que, até ao momento, não se verificou.
Prestamos sempre o apoio necessário, mas sublinhamos a importância de que o trabalho seja realizado pelos próprios alunos, com o acompanhamento e apoio dos professores, sempre que necessário.

Iii) Organizou, na qualidade de promotor ou parceiro, formações/workshops sobre a fauna, flora e ecossistemas concelhios ou até mesmo sobre arte urbana e técnicas de pinturas de exterior?
Anualmente, o município, em colaboração com as escolas, promove a abordagem de temas como a importância da água, o ciclo hidrológico, os ecossistemas marinhos e os impactos da poluição. Sendo um território situado junto ao mar, estas temáticas assumem particular relevância e são amplamente trabalhadas, tanto pelo município como pelas escolas, através de diversos projetos, como o Projeto +Mar, Oceano Azul, entre outros.
São realizadas, de forma regular, ações de sensibilização junto de todas as escolas, abordando estas questões, assim como atividades práticas, como limpezas de praia, eco-trilhos, ações de reflorestação e iniciativas dedicadas à biodiversidade terrestre e marinha. Estas iniciativas contribuem para incutir nos alunos o conhecimento das problemáticas ambientais, a reflexão sobre soluções e, acima de tudo, promovem uma cultura de sustentabilidade e de respeito pelo meio ambiente.

Iv) Acompanhou a pintura das suas escolas? De que forma?
Fazemos sempre o acompanhamento das pinturas, de forma a garantir que os prazos não se afastem significativamente dos definidos pela ABAAE. É natural que surjam alguns constrangimentos, dada a carga de atividades e os compromissos do plano curricular de cada escola.
Acompanhamos também o processo de seleção dos desenhos, realizando visitas às escolas e prestando apoio logístico sempre que necessário, para facilitar a organização das turmas envolvidas na pintura. Solicitamos a colaboração das coordenadoras do programa Eco-Escolas para que promovam, dentro dos prazos estipulados, a criação dos desenhos pelas diferentes turmas. No final, é feito um processo de votação, envolvendo alunos e professores, para escolher o desenho a ser pintado.
Na fase seguinte, a pintura é realizada pela turma à qual pertence o aluno autor do desenho vencedor, sendo habitual os colegas ajudarem na concretização da obra. Algumas escolas optam, logo no início do ano letivo, por atribuir esta atividade a uma turma específica, o que simplifica o processo. Esta abordagem tem resultado, por exemplo, em anos em que a pintura é feita por turmas do pré-escolar e, noutros, por turmas do 4.º ano.
Esta foi uma sugestão do município que tem vindo a ser adotada por algumas escolas, permitindo uma participação mais abrangente e inclusiva, envolvendo todos os anos de escolaridade. Não interferimos diretamente no desenvolvimento da atividade, mas incentivamos para que não fique parada ou esquecida.

Fotografias:

Fotografias do Município:

Fotografias das Escolas:

Outras informações (opcional):