Escola EB1/JI de Sendim (Matosinhos)
Parceiros:
CIN
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A EB Sendim é uma escola do 1.º Ciclo com jardim-de-infância, fazendo parte do concelho de Matosinhos cujo lema é: Matosinhos, TERRA DE HORIZONTE E MAR. Como é fácil de depreender, estamos situados numa zona marítima de forte tradição piscatória. A defesa do oceano e tudo o que isso implica, sempre esteve presente nas nossas práticas educativas e ambientais, daí a adesão ao programa ESCOLA AZUL. Ao planearmos esta atividade decidimos dar visibilidade à biodiversidade marinha e à diversidade do seu ecossistema como reflexo de toda esta preocupação . Assim na pintura estão representados: o mar, as estrelas-do-mar, vários peixes, golfinhos, medusas, tubarão, tartarugas, cavalos-marinhos, algas, corais, uma grande diversidade marinha.
Qual a razão da escolha desta imagem?
A praia, a pesca, o mar fazem parte das vivências da maioria dos moradores/alunos de Matosinhos. Tendo em conta as pesquisas já efetuadas, os conhecimentos adquiridos através do Programa Eco-Escolas e da Escola Azul e o reforço de algumas temáticas curriculares no âmbito do conhecimento do mundo/estudo do meio, fazia todo o sentido dar visibilidade a todas estas aprendizagens, para além da importância de alertar a comunidade educativa para a necessidade de preservar e regenerar o oceano. Esta foi a razão da escolha do ecossistema marinho. O local escolhido foi as paredes laterais da entrada do recinto da escola.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Depois de termos a autorização para a realização da pintura das paredes laterais da entrada do edifício, e com o apoio da CIN que forneceu grande parte das tintas para efetuar o trabalho, o conselho de docentes reuniu e definiu a metodologia a adotar, validado pelo conselho eco-escolas:
A temática: o ecossistema marinho
Pedido de colaboração dos pais para tratamento da parede (lavagem e pintura inicial da parede) para que as crianças pudessem realizar o mural
Cada turma escolheria um grupo de alunos para pintar o fundo do mar e alguns elementos representativos dos oceanos. Desta forma, este mural passa a ser representativo de toda a comunidade escolar. Para além do lado estético já que a entrada ficará muito mais bonita, fica também representado a nossa preocupação com os oceanos e de como gostaríamos que eles fossem: limpos, sem plástico, sem poluição para que todos os seus habitantes pudessem viver sem risco de extinção.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Como abrangeu todos os alunos da escola, a idade dos intervenientes variou entre os 5 e os 10 anos de idade. Nesta atividade para além dos alunos, docentes e não docentes também participaram alguns encarregados de educação.
Coube a cada professor a gestão da realização do seu trabalho, mas o envolvimento de todos foi muito grande. A pintura realizou-se no tempo destinado à expressão plástica. Vários foram os momentos em que este trabalho extrapolou este período, ocupando intervalos e período do almoço, tal foi o entusiasmo nele colocado. No final o resultado ultrapassou as expectativas. A partir do momento que o portão se abre, há um mar que salta aos olhos de todos, tornando-se uma visão muito agradável.
Ao longo dos dias de realização deste trabalho, a curiosidade de quem esperava ao portão pelas saídas das crianças, foi sempre muito grande. O resultado final agradou a quem esperava e a quem passava.
Pequenos gestos, promovem grandes mudanças.