Colégio Moderno de S. José (Vila Real)
Parceiros:
Tivemos como parceiro a Câmara Municipal, que forneceu os pincéis e as tintas especificas para exterior. Sendo assim, possível a concretização do painel no recreio exterior do nosso colégio.
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O nosso mural reúne vários ecossistemas: montanha, estuário, oceano e ainda plantas para representar a Floresta Laurissilva.
O principal objetivo passou por ser a representação simbólica do ambiente vivo (água, solo, clima, etc.) que interagem entre si e com o meio. Essa interação forma um sistema estável e equilibrado.
Qual a razão da escolha desta imagem?
A escolha desta imagem é um conjunto de ideias e desenhos elaborados pelos alunos das turmas participantes.
Após um debate de ideias sobre os ecossistemas e a importância de os proteger. Todos os alunos foram convidados a dar ideias dos aspectos mais importantes a destacar no mural e por conseguinte, realizaram vários desenhos em pequena escala.
Como se trata de um colégio religioso, orientado pelas irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, pensamos como personagem de relevância para a imagem, São Francisco de Assis, pois além de padroeiro da congregação das Irmãs, ainda foi um santo muito ligado à natureza e aos seres vivos.
Assim sendo, o nosso mural representa a interligação dos ecossistemas que queremos proteger e cuidar e a componente religiosa que consideramos relevante para a interligação dos conceitos presentes neste projeto.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Após alguns momentos de partilha de ideias, os alunos iniciaram o desenho e pintura sobre os ecossistemas a representar.
Após a realização individual dos projetos iniciamos um processo de seleção dos elementos para serem representados no mural, assim como os elementos que tinham melhor qualidade de desenho.
Com os elementos selecionados criamos um projeto final, onde os alunos participaram inclusive na organização dos elementos no projeto final.
Com o projeto concluído e ampliado, projetamos na parede do recreio exterior que os alunos também selecionaram em conjunto com as docentes da disciplina e iniciamos o processo de transferência a partir do desenho (projetado na parede).
Já no processo de pintura, passamos por duas fases: a primeira fase consistiu na pintura dos elementos mais extensos. Na segunda fase: fizemos os contornos e pintura de pormenores.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A idade compreendida dos alunos envolvidos no projeto, foi entre os 10 e os 12 anos. Visto que foram as turmas de 5.º e 6.ºano a assegurar a realização de todas as fases do projeto.