Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Escola EB do Ramalhal (Torres Vedras)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Foto Final

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Torres Vedras
Junta de Freguesia do Ramalhal
Geoparque Oeste

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A pintura representa o ecossistema do Rio Alcabrichel, um rio que passa pela nossa freguesia do Ramalhal. Este é um ecossistema de água doce, mais especificamente um ecossistema fluvial, onde a água está em constante movimento.
Elementos bióticos (seres vivos):
Árvores e arbustos nas margens do rio.
Plantas aquáticas e ribeirinhas, como juncos e taboas.
Representações simbólicas de animais aquáticos ou terrestres, através de pequenas figuras nas pedras.
Elementos abióticos (não vivos):
A água do rio, que está presente tanto na pintura quanto simulada com pedras azuis no chão.
Rochas e pedras, que aparecem nas margens e no leito do rio (com pedras reais pintadas de azul).
O solo, visível nas áreas verdes e margens do curso de água.
Esta obra mostra como a natureza está presente no nosso dia a dia e reforça a importância de sermos “guardiões do Rio Alcabrichel”, protegendo e valorizando o nosso ecossistema local. A pintura não só representa os elementos naturais, mas também transmite uma mensagem ecológica, reforçando a interdependência entre os elementos vivos e não vivos do ecossistema

Qual a razão da escolha desta imagem?
Escolhemos esta imagem porque ela representa de forma clara e simbólica o coração do nosso projeto — o Rio Alcabrichel como fonte de vida, de memórias e de ligação à comunidade.
Nesta obra, feita com materiais reutilizados e arte colaborativa, o rio nasce nas mãos dos alunos e atravessa a escola, tal como atravessa a freguesia do Ramalhal.
A imagem mostra elementos naturais (como peixes e pedras), mas também reflete valores ambientais, culturais e educativos.
É uma imagem que une criação artística, consciência ecológica e identidade local, representando visualmente o compromisso dos alunos como guardiões do rio e do planeta.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O mural do Projeto Rio Alcabrichel foi desenvolvido através de uma metodologia colaborativa, interdisciplinar e participativa, envolvendo os alunos da Escola Básica do Ramalhal e os alunos do 12.º K do curso de Artes da escola secundária.
Etapas principais do processo:
Investigação e sensibilização ambiental:
Os alunos começaram por estudar o Rio Alcabrichel, a sua fauna e flora, as suas tradições ligadas à freguesia do Ramalhal e os problemas ambientais que o afetam.
Parcerias educativas e artísticas:
O projeto contou com o apoio do artista residente Rui Vasques, que orientou os alunos na construção artística, e com a professora Graça Martinho, que articulou os conteúdos com os alunos do ensino secundário.
Desenho colaborativo e construção do mural:
A partir das ideias recolhidas, foi criado um conceito visual do rio, que incluiu:
A representação do caminho do rio
Elementos naturais e simbólicos (como o ruivaco-do-oeste e o Arco de Murta)
Utilização de materiais reutilizados, como pedras pintadas, embalagens e componentes eletrónicos
Expressão artística e identidade local:
O mural foi sendo construído em conjunto, promovendo o trabalho em equipa, a expressão criativa e o respeito pelo património natural e cultural da região.
Integração com programas educativos:
O projeto integrou-se no Plano Nacional das Artes, no Plano Cultural de Escola e no Programa Geoescola do Geoparque Oeste, ligando arte, ciência e território.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Neste projeto estiveram envolvidos alunos de três faixas etárias distintas:
Crianças do pré escolar (entre os 3 e os 6 anos), da Escola Básica do Ramalhal
Alunos do 1.º ciclo (entre os 6 e os 10 anos), da Escola Básica do Ramalhal
Alunos do ensino secundário (cerca de 17-18 anos), da turma do 12.º K do Curso de Artes Visuais
Envolvimento dos alunos do 1.º ciclo e pré escolar:
Participaram ativamente em sessões de sensibilização ambiental, onde aprenderam sobre o rio Alcabrichel, os ecossistemas de água doce e o ruivaco-do-oeste.
Realizaram trabalhos artísticos individuais e de grupo, integrados na exposição.
Contribuíram na construção do mural coletivo, pintando, organizando elementos e ajudando na montagem.
Prepararam uma apresentação oral para a inauguração, onde assumiram simbolicamente o papel de “Guardiões do Rio”.
Envolvimento dos alunos do ensino secundário:
Acompanhados pela professora Graça Martinho, participaram no projeto como mentores artísticos, ajudando a planear o conceito visual e a guiar os mais novos no processo de criação.
Trabalharam lado a lado com o artista residente Rui Vasques, aprendendo técnicas de arte pública e reutilização de materiais.
O projeto promoveu assim uma metodologia intergeracional, colaborativa e criativa, valorizando o papel de cada aluno conforme a sua idade e nível de ensino.