Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

ATC - Associação Teatro Construção (Vila Nova de Famalicão)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema escolhido foi a floresta onde estão visíveis alguns seres vivos característicos deste ecossistema. Neste está representado, como principal elemento, as árvores (carvalhos) que compõem a mancha verde. Também é possível visualizar outras espécies endémicas como o lobo ibérico, o lince ibérico, a marta, a lontra e algumas espécies de aves como guarda-rios e outras. Também estão visíveis outros elementos naturais como o rio e as rochas nas suas margens e no solo.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A escolha deste ecossistema em particular deve-se ao facto de este ser o mais reconhecido e familiar para os participantes. Da mesma forma, por ser também aquele que é mais fustigado, todos os anos, pelos incêndios levou a que houvesse um consenso na sua escolha como uma forma a sensibilizar para a preservação deste tão importante ecossistema.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
A metodologia utilizada baseou-se no trabalho investigativo e colaborativo para a pesquisa e conclusão do pintura no mural. Este foi executado em três partes. Na primeira parte foi pedido aos participantes que escolhessem o ecossistema pretendido. Após a escolha da floresta, um grupo ficou responsável por pesquisar sobre características da flora da floresta portuguesa e os restantes, pela pesquisa de espécies animais endémicas que nela habitam e que são também alvo de conservação. Para tal foi feita uma pesquisa online, em grupos de quatro e cinco elementos, onde foram selecionadas, pelos participantes, as espécies animais a ser representadas (como o lobo ibérico, o lince ibérico, a lontra, a marta, o guarda-rios e outras) e feito um rascunho/protótipo da forma como essas espécies seriam representadas no mural.
A segunda parte correspondeu à fase da elaboração de um protótipo que serviria para testar a disposição visual da pintura final. Estas duas fases foram realizadas durante a interrupção letiva da páscoa.
A terceira e ultima fase foi realizada no início das férias de verão, onde durante este tempo foi realizada a pintura final do mural. Como o muro apresentava uma dimensão superior (10 metros) ao que estava previsto no protótipo (6 metros) foi decidido que seriam adicionados mais elementos de forma a harmonizar a pintura.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Foram envolvidos um grupo de aproximadamente 80 crianças, entre os 10 e 16 anos, que pertencem ao centro de estudos do colégio. As crianças do 2º ciclo e 7ºano ficaram encarregues de pesquisar sobre as espécies animais endémicas e dos restantes anos (8º ao 10º ano) de elaborar a pintura da flora da floresta. A pintura final foi elaborada pelos participantes com a ajuda de dois adultos.