Escola Básica de Pombeiro de Ribavizela (Felgueiras)
Parceiros:
Câmara Municipal de Felgueiras, Junta de Freguesia de Pombeiro de Ribavizela e Associação de Pais e Encarregados das Escolas de Pombeiro e Jugueiros.
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A pintura procura representar um ecossistema terrestre, relativo à região de Felgueiras, concelho onde a Escola se insere, nomeadamente a cultura do vinho verde, dos quivis, assim como alguma fauna existente no meio, como é o caso das abelhas e da borboleta.
É possível observar alguns animais como é exemplo a abelha, espécie presente na bandeira do concelho e a borboleta, espécie que as crianças selecionaram para representar, como elemento observado na escola.
Conseguimos também visualizar algumas plantas existentes na região de Felgueiras, como são o caso da videira, produtora de vinho verde e do quivi, sendo duas das espécies de cultivo predominantes na região.
Qual a razão da escolha desta imagem?
A escolha deste ecossistema, teve como ponto de partida a sugestão dos alunos do 4º ano que disseram que devíamos representar algo que fosse representativo da nossa localidade e assim surgiu a ideia relativa ao vinho verde, à produção de quivis, assim como a abelha e a borboleta, sendo que uma delas faz parte da bandeira de Felgueiras e outra que é observada no recreio da escola.
Associado a tudo isto, entendeu-se também representar a apanha das uvas e os sapatos, uma vez que também é fruto do trabalho da localidade, a qual se procura adaptar construindo calçado a partir de material reciclado.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O projeto Muros com Vida foi realizado no âmbito da implementação do Programa Eco-Escolas na Escola Básica de Pombeiro de Ribavizela.
Numa primeira fase, em reunião do Conselho Eco-Escolas, ficou definido que a escola iria participar nesta atividade e que a Câmara Municipal de Felgueiras, a Junta de Freguesia e a Associação de Pais e Encarregados de Educação iriam apoiar no fornecimento de materiais e limpeza do muro.
Em seguida foi decidido pelos alunos que o local a pintar seria o muro junto ao campo de futebol, dando assim continuidade ao embelezamento do espaço circundante.
Seguidamente, os alunos/turma dialogaram/discutiram sobre a biodiversidade de um habitat representativo da região e assim surgiu a ideia de representar plantas e animais da área e observados no recreio da escola.
Depois os alunos do 4º ano puseram mãos-á-obra e fizeram a proposta que foi que esteve na baso do trabalho representado.
Em seguida elementos do pessoal não docente, com a colaboração das entidades envolvidas, prepararam o muro a pintar, através da sua limpeza e posterior pintura de base.
Posteriormente e com a colaboração de um docente, foi realizado o desenho no muro a que se seguiu, com a colaboração de todos os alunos, docentes e pessoal não docente, foi realizada a pintura apresentada.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos envolvidos nesta atividade de forma mais direta, têm idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos de idade.
Os mesmos para além de criarem o projeto/desenho a representar, também colaboraram na realização das pinturas.