Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Escola EB1 de Machuqueiras (antiga EB1 Nº3 de Laúndos) (Póvoa de Varzim)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Trabalho final

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal da Póvoa de Varzim

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O mural procura retratar os jardins que ladeiam o escadório da encosta do Monte de São Félix, da freguesia de Laúndos, onde fica situada a nossa escola. Nesse ecossistema, podemos observar elementos como os antigos moinhos que se integram na paisagem, além de um jardim bem cuidado com várias espécies de árvores e arbustos e canteiros de flores, contribuindo para a diversidade de espécies presentes. Entre os elementos vivos, destacam-se insetos polinizadores, como abelhas e borboletas, essenciais para a reprodução das plantas, além de outros insetos como joaninhas, que auxiliam no controle de pragas. Esses componentes mostram a interação entre o ambiente físico e os seres vivos, formando um ecossistema terrestre equilibrado e vibrante.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Escolhemos esta imagem porque quisemos retratar a parte histórica da nossa freguesia (os moinhos de vento presentes no topo do Monte de S. Félix – energia eólica) e os jardins que ladeiam o escadório, salientando a importância que os insetos polinizadores têm para a continuidade da vida na Terra.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
A elaboração do mural seguiu uma metodologia estruturada e colaborativa, envolvendo várias etapas para garantir a participação de todos os envolvidos. Inicialmente, promovemos um debate coletivo com vista a selecionar ecossistema a ser retratado. Após a escolha, realizamos um concurso de desenhos nas diferentes turmas, onde cada aluno foi desafiado a representar os diferentes elementos do ecossistema. Na etapa seguinte, procedeu-se a um concurso de desenhos, nas diferentes turmas.
Com as imagens selecionadas, passamos à organização dos elementos, marcando a disposição dos desenhos no espaço. Para finalizar, decidimos conjuntamente as cores a serem utilizadas, levando em conta aspetos estéticos e simbólicos, de modo a assegurar um resultado final representativo e visualmente atraente. Todo esse processo colaborativo promoveu a participação ativa de todos, fortalecendo um ambiente de cooperação e criatividade na construção do mural.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Participaram neste projeto os 61 alunos, da EB das Machuqueiras, com idades compreendidas entre os 6 e 11 anos.