QUEM PODE PARTICIPAR
Este desafio destina-se às escolas da rede Eco-Escolas de todos os graus de ensino, sendo considerados três escalões:
- 1º Escalão: JI e 1º ciclo;
- 2º Escalão: 2º e 3º ciclo;
- 3º Escalão: secundário, profissional e superior.
OBJETIVOS
- Desenvolver formas criativas e lúdicas de promover o conhecimento das temáticas relacionadas com a qualidade do ar;
- Estimular o aumento da literacia relativamente à qualidade do ar;
- Conhecer os principais poluentes atmosféricos que afetam a qualidade do ar e a nossa saúde;
- Comunicar as questões relativas à poluição atmosférica e à qualidade do ar ambiente;
- Identificar medidas a adotar para minimizar a exposição ao ar poluído;
- Promover bons hábitos para reduzir as emissões e promover um bom ar;
- Compreender os aspetos relativos à qualidade do ar e à poluição do ar, causas e consequências;
- Desenvolver o espírito crítico, autonomia e criatividade;
- Aprender através da gamificação.
DESCRIÇÃO DO TRABALHO
Esta atividade desafia as escolas de todos os graus de ensino a elaborar um jogo, onde devem ser trabalhados e evidenciados os principais poluentes e respetivas fontes da poluição do ar.
Exemplo: jogo de pares, jogo digital, jogo de tabuleiro, jogo de correspondência, etc.
PRÉMIOS
A designar
DESCRIÇÃO DO TRABALHO
O trabalho deve ter um formato de Jogo didático, onde devem ser trabalhadas e evidenciadas os principais poluentes e respetivas fontes da poluição do ar, consequências e efeitos da poluição atmosférica (efeitos globais e efeitos dos poluentes da qualidade do ar) e possíveis resoluções para o problema.
INFORMAÇÃO SOLICITADA PARA CONCURSO
A participação neste concurso concretiza-se através da colocação, na plataforma Eco-Escolas, das fotografias dos trabalhos realizados e a informação solicitada. Deve ser feito o upload de um conjunto de quatro fotografias representativas do trabalho, acompanhada da respetiva legenda. As fotografias devem apresentar:
- idade dos alunos
- título do jogo
- regras do jogo
- fotografias do jogo e das respetivas peças
É ainda solicitada, uma memória descritiva onde devem constar informações relativas ao processo de construção do trabalho (metodologia utilizada e envolvimento dos alunos).
PRAZOS
A inscrição na atividade decorre até 28 de fevereiro de 2025.
Os trabalhos devem ser inseridos na plataforma Eco-Escolas até 31 de maio de 2025.
Resultados até 30 de julho; entrega dos prémios no Galardão Eco-Escolas.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Os critérios de avaliação são os seguintes:
- Enquadramento no âmbito (tema escolhido deve contribuir para aprofundar o conhecimento sobre o recurso Ar, a poluição atmosférica e a qualidade do ar que respiramos);
- Qualidade e rigor da informação (o jogo deve permitir leitura ou em alternativa deve ser acompanhado de uma breve descrição que permita avaliar a qualidade dos conteúdos);
- Criatividade e originalidade da abordagem ao tema e nos materiais construídos;
- Processo e envolvimento dos alunos;
- Executabilidade do jogo (como se concretiza a atividade de jogar e quais os desafios que são propostos aos jogadores);
- Estética/efeito final (a apresentação do jogo será avaliada pelo seu equilíbrio, harmonia e imagem geral).
JÚRI
O júri será constituído por elementos da APA e ABAAE.
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