Desafio | Painel QualAR

QUEM PODE PARTICIPAR

Este desafio destina-se às escolas da rede Eco-Escolas de todos os graus de ensino, sendo considerados dois escalões:

  • 2º Escalão: 3º ciclo;
  • 3º Escalão: secundário, profissional e superior.

 

OBJETIVOS

  • Conhecer o portal QualAr;
  • Conhecer os principais poluentes atmosféricos que afetam a qualidade do ar e a nossa saúde;
  • Conhecer as medidas a adotar para minimizar a exposição ao ar poluído;
  • Comunicar e informar acerca das questões relativas à qualidade do ar e alterações climáticas;
    Identificar medidas a adotar para minimizar a exposição ao ar poluído;
  • Promover bons hábitos para reduzir as emissões e promover um bom ar;
  • Estimular o aumento da literacia relativamente à qualidade do ar;
  • Utilizar técnicas de expressão visual.
DESCRIÇÃO DO TRABALHO

Esta atividade consiste na elaboração de um Painel sobre a Qualidade do Ar, recorrendo à consulta e análise da informação disponibilizada no Sistema de Informação de Qualidade do Ar (QualAr) para construção de um painel alusivo ao tema da qualidade do ar que permita aumentar a literacia dos envolvidos e do público-alvo. Deverá ser evidenciada a informação consultada e que levou à conceção da ideia e  à construção do painel.

Para ajudar na concretização deste desafio deverá ser definido o objetivo de comunicação, o público-alvo e o resultado esperado com a divulgação do painel.

A conceção, design e apresentação do cartaz é da responsabilidade da escola. Este deve estar afixado na sala de aula ou à entrada da escola e ter uma dimensão superior a um metro quadrado, devendo ser exposto num local adequado de modo a ser facilmente visualizado.

Aplicação QualAR- Qualidade do Ar da Agência Portuguesa do Ambiente neste link

PRAZOS

A inscrição na atividade decorre até 28 de fevereiro de 2025.

Os trabalhos devem ser inseridos na plataforma Eco-Escolas até 31 de maio de 2025.

Resultados até 30 de julho; entrega dos prémios no Galardão Eco-Escolas.

JÚRI

O júri será constituído por elementos da APA e da ABAAE.

PRÉMIOS

A designar

INFORMAÇÃO SOLICITADA PARA CONCURSO

A participação neste concurso concretiza-se através da colocação, na plataforma Eco-Escolas, das fotografias dos trabalhos realizados e da informação solicitada. Deve ser feito o upload de um conjunto de seis fotografias representativas do trabalho, acompanhada da respetiva legenda.

As fotografias devem apresentar:

  • Desenho final (vista geral e detalhes);
  • Local onde está afixado;
  • Fases de desenvolvimento do trabalho.

É ainda solicitada uma memória descritiva onde devem constar informações relativas:

  • Aos participantes (idade dos alunos, ano de escolaridade, outras informações relevantes);
  • À verificação de cumprimento dos critérios de avaliação;
  • Ao processo de construção do trabalho (metodologia utilizada e envolvimento dos alunos).
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Os trabalhos terão os seguintes critérios de avaliação:

  • Os trabalhos terão os seguintes critérios de avaliação:
    Enquadramento no âmbito do desafio (o tema escolhido deve contribuir para aprofundar o conhecimento sobre o recurso Ar, a poluição atmosférica e a qualidade do ar que respiramos);
  • Qualidade e rigor da informação (os materiais devem permitir leitura ou descrição que permita avaliar a qualidade dos conteúdos)
    Processo e envolvimento dos alunos (os momentos mais importantes do processo de desenvolvimento do trabalho e do efetivo envolvimento dos alunos devem ser evidenciados);
  • Criatividade e originalidade da abordagem ao tema (a ideia e o seu desenvolvimento serão valorizados através da componente inovação que destaque a singularidade do trabalho);
  • Estética/efeito final (a apresentação do painel será avaliada pelo seu equilíbrio, harmonia e imagem geral).

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