O ar que eu respiro | Trabalhos 2024/25 | JogAR

Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)

Escalão: 1.º escalão (jardins de infância e 1.º ciclo)

Nome(s) e idade(s) do(s) aluno(s):
Esta atividade resultou do trabalho desenvolvido pelos alunos da turma A (Sala 2) desta Escola de Educação Especial, com multideficiência e atraso global do desenvolvimento, acompanhados por dificuldades de aprendizagem: Alexandre Garcia; Ariana Rodrigues; Carolina Machado; Daniel Cruz; Inês Rodrigues; Ivo Afonso; Jennifer Fuzeta; João Marques; Mariana Teixeira; Tomás Mesquita.
Os alunos da referida turma apresentam idades compreendidas entre os 8 e os 15 anos.

Título do jogo:
Jogo de memória - “No meu AR, não!”

Regras do jogo:
O objetivo é associar corretamente as peças de fontes de poluição, consequências e efeitos e soluções para o problema. Ganha o jogador ou equipa que fizer mais combinações corretas, promovendo a aprendizagem sobre poluição do ar e como mitigá-la.
Cada parte do jogo visa reforçar o conhecimento sobre diferentes aspetos da poluição do ar:
• Parte 1: Fontes de Poluição
• Parte 2: Consequências e Efeitos
• Parte 3: Soluções para o Problema
Cada parte é jogada separadamente, ajudando os jogadores a identificar e refletir sobre cada etapa da problemática ambiental.
Componentes do Jogo
O jogo é dividido em três conjuntos de 12 peças cada:
1. Parte 1 – Fontes de Poluição: Inclui peças com imagens e descrições de diferentes fontes de poluição (ex.: fábricas, carros, queima de lixo, fogões a lenha).
2. Parte 2 – Consequências e Efeitos: Inclui peças que ilustram os impactos da poluição (ex.: doenças respiratórias, chuva ácida, aquecimento global).
3. Parte 3 – Soluções para o Problema: Inclui peças com possíveis soluções (ex.: energias renováveis, transporte público, plantar árvores).
Regras para Cada Parte do Jogo
Parte 1: Fontes de Poluição
1. Preparação:
- Misture as 12 peças de Fontes de Poluição e coloque-as viradas para baixo numa grelha (3x4).
- Decida a ordem dos jogadores ou equipas.
2. Objetivo: Encontrar pares de peças iguais (mesma fonte de poluição).
3. Turnos:
- Cada jogador vira 2 peças.
- Se as peças corresponderem, o jogador guarda o par e joga novamente.
- Se não corresponderem, as peças são viradas novamente e passa-se a vez.
4. Fim do Jogo:
- O jogo termina quando todos os pares forem encontrados.
- Ganha o jogador com mais pares.
Parte 2: Consequências e Efeitos
1. Preparação:
- Misture as 12 peças de Consequências e Efeitos e disponha-as numa grelha (3x4).
- Decida a ordem dos jogadores ou equipas.
2. Objetivo: Formar pares de peças iguais (mesma consequência ou efeito).
3. Turnos:
- Cada jogador vira 2 peças.
- Se as peças corresponderem, o jogador guarda o par e joga novamente.
- Se não corresponderem, as peças são viradas e passa-se a vez.
4. Fim do Jogo:
- O jogo termina quando todos os pares forem encontrados.
- Ganha quem tiver mais pares.
Parte 3: Soluções para o Problema
1. Preparação:
- Misture as 12 peças de Soluções e disponha-as numa grelha (3x4).
- Decida a ordem dos jogadores ou equipas.
2. Objetivo: Encontrar pares de peças iguais (mesma solução para o problema).
3. Turnos:
- Cada jogador vira 2 peças.
- Se as peças corresponderem, o jogador guarda o par e joga novamente.
- Se não corresponderem, as peças são viradas e passa-se a vez.
4. Fim do Jogo:
- O jogo termina quando todos os pares forem encontrados.
- Ganha o jogador com mais pares.
Adaptações para a Alunos com Necessidades Educativas
• Estímulos Visuais: Utilizar imagens e cores claras, com letras grandes para os textos.
• Suporte Auditivo: Peças podem ser narradas por um facilitador, se necessário.
• Dicas Visuais: Margens coloridas para distinguir as três partes (ex.: azul para fontes de poluição, vermelho para consequências, verde para soluções).
• Memória Ampliada: Pode-se aumentar o tempo para memorização das posições das peças.
• Modo Cooperativo: Os alunos podem jogar em pares ou equipas, promovendo a cooperação e a aprendizagem em grupo.
Estas regras garantem que cada parte seja jogada separadamente e de forma inclusiva, com um foco claro no conteúdo pedagógico!
Nota: Este jogo foi dinamizado ao nível de escola, durante as atividades de comemoração do Dia Mundial da Árvore e da Floresta, para as quatro turmas do Centro (49 alunos). Um grupo de alunos estrangeiros do Programa “Erasmus”, que estavam de visita à nossa escola também participaram na dinamização deste jogo.
Esta atividade foi concebida e dinamizada no âmbito de um projeto ambiental da escola, o Projeto: “Energias Renováveis”.

Fotografias do jogo e peças do jogo: