O ar que eu respiro | Trabalhos 2024/25 | JogAR

Centro Escolar de Atouguia da Baleia (Peniche)

Escalão: 1.º escalão (jardins de infância e 1.º ciclo)

Idade(s) do(s) aluno(s):
8 anos

Título do jogo:
jogo de tabuleiro

Regras do jogo:
Desafio | JogAR – O Jogo do Ar
Upload de um conjunto de quatro fotografias representativas do trabalho, acompanhada da respetiva legenda.
Idade dos alunos: 8/9 anos
Título do jogo: “Respira melhor!”
Regras do jogo:
1. Cada jogador escolhe a sua peça de jogo.
2. As cartas são colocadas em pilha, junto ao tabuleiro (com a face para baixo).
3. Começa a jogar o jogador mais novo, mantendo sempre a mesma sequência.
4. Todos os jogadores iniciam o jogo na casa da “PARTIDA”. O primeiro jogador lança o dado e avança as respetivas casas (e assim sucessivamente).
5. Nas casas com “?” (questão) o jogador deve responder à pergunta feita pelo jogador seguinte (carta). Se acertar, anda 3 casas para a frente, se errar retrocede 3 casas.
6. Nas casas com escada, o jogador tem o direito de subir a escada até à casa indicada.
7. Vence o primeiro jogador a alcançar a casa da “CHEGADA”.

Fotografias do jogo e peças do jogo:

Memória descritiva:
Memória descritiva:
A professora apresentou o desafio aos alunos, explicando as respetivas regras a cumprir. Começámos por fazer uma pesquisa, em grande grupo, sobre os principais poluentes do ar, as fontes da poluição do ar, as consequências e efeitos da poluição atmosférica e possíveis resoluções para o problema. Os alunos decidiram fazer um jogo de tabuleiro com um conjunto de cartas (questões sobre a poluição atmosférica) e inventaram as regras. Tiveram ainda a preocupação de escolherem materiais reutilizáveis: peças de rolhas de cortiça, dado feito a partir de um cartucho de papel higiénico, tabuleiro e cartas em cartão reaproveitado. Um grupo de alunos dedicou-se ao desenho do percurso de jogo (tabuleiro), outro grupo elaborou as cartas, outro grupo redigiu as regras do jogo e os restantes fizeram as peças e o dado. Houve uma boa comunicação entre todos os alunos, com a mediação da professora, para que o resultado final fosse harmonioso. Os alunos envolvidos revelaram muito empenho e entusiasmo ao longo da realização deste projeto. O jogo de tabuleiro “Respira melhor!” ficará disponível na nossa biblioteca escolar para que possa ser jogado pelos restantes alunos da escola (visto que está exequível e promove uma aprendizagem enriquecedora).