Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira (Vila Nova de Cerveira)
Escalão: 2.º escalão (2.º e 3.º ciclos)
										Idade(s) do(s) aluno(s):
13 anos.
                                    
										Título do jogo:
Uma aventura no AR.
                                    
										Regras do jogo:
O jogo resulta de uma junção do jogo Trivial e do jogo da Glória. 
Componentes do jogo: 
 O tabuleiro do jogo; 
 4 peões; 
 1 dado; 
 4 baralhos de cartas, com perguntas sobre a poluição atmosférica, consequências e possíveis soluções. 
Jogadores: 4 (no máximo). 
Os jogadores lançam um dado e avançam o número de casas correspondentes. 
Existem 3 tipos de casas:  
1- Casa "normal": não tem pergunta.  
2 - Casa com pergunta - 4 cores (a cada cor corresponde um baralho de perguntas): 
 azul - consequências globais; 
 rosa - principais poluentes e fontes de poluição; 
 verde - possíveis resoluções; 
 vermelho - consequências dos poluentes do ar. 
O jogador responde à pergunta e, se acertar, avança uma casa; se não acertar, permanece na mesma casa. 
3 - Casa especial: 
 Terra - Se fores para esta casa, avança 3 casas;  
 Oxigénio - Se fores para esta casa, escolhes a categoria que quiseres. Se acertares, avança 3 casas; se não, retrocede um casa; 
 Indústria - Retrocede 2 casas. 
 Incêndio - Fica sem jogar uma rodada. 
Ganha quem responder corretamente a mais perguntas e chegar ao final do tabuleiro.
                                    
Fotografias do jogo e peças do jogo:
										Memória descritiva:
Este desafio foi apresentado aos alunos do 8º ano, no âmbito de um projeto de articulação curricular sobre a poluição atmosférica, envolvendo as disciplinas de Físico-Química e de Geografia. 
Para desenvolverem este desafio os alunos tiveram de, primeiro, fazer uma pesquisa sobre poluentes atmosféricos, composição química, causas, consequências e possíveis soluções. Posteriormente, deram asas à sua imaginação e construíram jogos sobre a temática. 
Na semana de Autonomia e Flexibilidade Curricular do 3º período, os alunos do 8º ano apresentaram os seus trabalhos ao público escolar da EBS de VNC, que puderam jogar e testar os seus conhecimentos. 
Tendo em atenção a opinião dos alunos, foi escolhido o jogo "Uma aventura no AR" para representar o Agrupamento neste desafio Eco-Escolas.
                                    
 
                    