O ar que eu respiro | Trabalhos 2024/25 | JogAR

Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira (Vila Nova de Cerveira)

Escalão: 2.º escalão (2.º e 3.º ciclos)

Idade(s) do(s) aluno(s):
13 anos.

Título do jogo:
Uma aventura no AR.

Regras do jogo:
O jogo resulta de uma junção do jogo Trivial e do jogo da Glória.
Componentes do jogo:
 O tabuleiro do jogo;
 4 peões;
 1 dado;
 4 baralhos de cartas, com perguntas sobre a poluição atmosférica, consequências e possíveis soluções.
Jogadores: 4 (no máximo).
Os jogadores lançam um dado e avançam o número de casas correspondentes.
Existem 3 tipos de casas:
1- Casa "normal": não tem pergunta.
2 - Casa com pergunta - 4 cores (a cada cor corresponde um baralho de perguntas):
 azul - consequências globais;
 rosa - principais poluentes e fontes de poluição;
 verde - possíveis resoluções;
 vermelho - consequências dos poluentes do ar.
O jogador responde à pergunta e, se acertar, avança uma casa; se não acertar, permanece na mesma casa.
3 - Casa especial:
 Terra - Se fores para esta casa, avança 3 casas;
 Oxigénio - Se fores para esta casa, escolhes a categoria que quiseres. Se acertares, avança 3 casas; se não, retrocede um casa;
 Indústria - Retrocede 2 casas.
 Incêndio - Fica sem jogar uma rodada.
Ganha quem responder corretamente a mais perguntas e chegar ao final do tabuleiro.

Fotografias do jogo e peças do jogo:

Memória descritiva:
Este desafio foi apresentado aos alunos do 8º ano, no âmbito de um projeto de articulação curricular sobre a poluição atmosférica, envolvendo as disciplinas de Físico-Química e de Geografia.
Para desenvolverem este desafio os alunos tiveram de, primeiro, fazer uma pesquisa sobre poluentes atmosféricos, composição química, causas, consequências e possíveis soluções. Posteriormente, deram asas à sua imaginação e construíram jogos sobre a temática.
Na semana de Autonomia e Flexibilidade Curricular do 3º período, os alunos do 8º ano apresentaram os seus trabalhos ao público escolar da EBS de VNC, que puderam jogar e testar os seus conhecimentos.
Tendo em atenção a opinião dos alunos, foi escolhido o jogo "Uma aventura no AR" para representar o Agrupamento neste desafio Eco-Escolas.