O ar que eu respiro | Trabalhos 2024/25 | JogAR

Escola Profissional Amar Terra Verde - Vila Verde (Vila Verde)

Escalão: 3º escalão (secundário, profissional e superior)

Idade(s) do(s) aluno(s):
A idade das alunas ronda os 18 anos.

Título do jogo:
S.O.S Ar

Regras do jogo:
S.O.S AR
Regras:
• Cada equipa tem de ter 2/3 elemento;
• Podem jogar 2 a 4 equipas;
• Na equipa, quem joga o dado é quem tem de responder a pergunta que o seu parceiro vai ler;
• Em cada rodada têm de trocar essas posições;
• Para iniciar o jogo, todas as equipas lançam o dado e quem tiver o número maior começa;
• Se a equipa que jogou acertar a resposta, joga de novo, se errar passa a vez para a próxima equipa;
• Se acertares duas vezes seguidas na resposta, recebes os selos correspondentes, e avanças duas casas, passando a vez para a próxima equipa;
• É obrigatório responder pelo menos a uma pergunta de cada tema, caso não tenhas um selo de cada tema não consegues acabar e terás de continuar, dando as voltas que forem precisas;
• Ganha a equipa que receber um selo de cada cor.

Fotografias do jogo e peças do jogo:

Memória descritiva:
Metodologia utilizada
Aceitando o desafio Desafio | JogAR – O Jogo do Ar proposto pela EcoEscolas a turma do 2º ano do Curso Técnico de Estética desenvolveu o jogo S.O.S AR, na disciplina de área de Integração.
A elaboração do jogo foi dividida por fases a saber:
Primeira fase: Foi definido pela turma que seria feito um jogo de tabuleiro.
Segunda fase: Definir dentro do tema do desafio quais os problemas atmosféricos a trabalhar. A turma decidiu trabalhar os seguintes problemas atmosféricos: Buraco da camada do ozono, Chuvas ácidas, Smog, Efeito de estufa e possíveis soluções para os problemas.
Terceira fase: Pesquisa aprofundada desses problemas e elaboração das questões por parte das alunas. Cada aluna ficou responsável de realizar três questões de cada problema ambiental assim como de três possíveis soluções para os mesmos.
Quarta fase: Em turma foi feita a verificação de todas as perguntas e respostas dadas às mesmas. Esta verificação permitiu a toda a turma aumentar o seu conhecimento sobre os problemas do ar.
Quinta fase: Elaboração do tabuleiro de jogo, pensado no início do Projeto. O tabuleiro assim como as cartas e desenhos que constam das mesmas foram na sua totalidade realizados pelas alunas.
As regras do jogo foram criadas após se ter definido como seria o tabuleiro do jogo, mas quando a turma pela primeira vez jogou, perceberam que era necessário adaptar as regras. Algumas regras foram alteradas para o jogo ser ainda mais funcional.
Sexta e última fase: O jogo foi publicamente apresentada a três das turmas da Escola que tiveram a oportunidade de jogar o mesmo.
Prevê-se que no Dia do Ambiente este jogo levado às restantes turmas da escola.
Envolvimento das alunas: Houve um grande envolvimento, de todas as alunas, da turma, na elaboração do jogo, seja no que diz respeito as perguntas, seja no que diz respeito ao tabuleiro. As alunas reconhecem que através deste projeto aumentaram o seu conhecimento sobre os temas abordados de uma forma lúdica e ficando mais sensibilizadas para os mesmos. A construção do jogo permitiu às alunas usaram a imaginação para a construção do tabuleiro e das mecânicas do jogo, incentivando a sua expressão criativa. No fiz da realização deste projeto sentem que aumentaram a sua autonomia na tomada de decisões.
Testemunhos das alunas:
“Aprendemos mais de uma forma divertida, podemos trabalhar a nossa criatividade”
Matilde Silva
“Maior aprendizagem sobre os problemas ambientais assim como aprimorei as minhas capacidades de pesquisa e de seleção de informação”
Inês Silva
“Desenvolvemos a capacidade de trabalhar em grupo e de comunicar em público.”
Marina Abreu