O ar que eu respiro | Trabalhos 2024/25 | JogAR

Escola EBI/JI Frei António das Chagas (Vidigueira)

Escalão: 2.º escalão (2.º e 3.º ciclos)

Idade(s) do(s) aluno(s):
11 anos

Título do jogo:
“Damas o ar que eu respiro”

Regras do jogo:
- O jogo pratica-se entre dois jogadores e um mediador de perguntas;
- No Jogo de Damas existem dois tipos de peças: os Peões, com que se inicia o jogo, e as Damas que são peões que conseguem atingir o extremo oposto do tabuleiro;
- As peças movem-se diagonalmente em casas escuras (preto) e a captura é obrigatória, com as damas podendo mover-se livremente nas diagonais. O objetivo é capturar ou imobilizar todas as peças do
adversário;
- Para comer a peça terá de responder a uma pergunta feita pelo mediador sobre a poluição atmosférica, se não responder ou responder incorretamente, a peça mantêm-se no mesmo sítio e o jogo continua (a
resposta não é dada);
- Sempre que um peão ocupe uma das quatro casas do extremo oposto do tabuleiro, o condutor da imagem contrária colocará sobre ele, uma das peças capturadas, coroando-o como Dama;
- Se as perguntas terminarem o jogo continua sem as mesmas;
- O jogo termina quando um adversário perca todas as peças.
Perguntas do Jogo
“Damas o ar que eu respiro”
Perguntas/ Sugestões de respostas
1- De onde vem a poluição natural?
R: Vulcões, tempestades de poeira (dos grandes desertos), pólenes, e
incêndios florestais.
2- Quais são os efeitos da poluição do ar?
R: Na saúde humana: causa problemas respiratórios entre outros efeitos
na agricultura: causa danos nas plantas e árvores.
3- O que podemos fazer para ajudar a melhorar o ar do nosso
planeta?
R: - Reduzir o consumo de eletricidade (apagar as luzes, a televisão) - Usar
o carro só mesmo quando for preciso - é a maneira mais fácil de cada um
de nós contribuir, usar os transportes públicos, andar de bicicleta para nos
deslocarmos. - Reciclar e reutilizar.
4- O que é a poluição atmosférica?
R: A poluição atmosférica é causada por gases e partículas emitidos para a
atmosfera por uma variedade de atividades humanas, como a combustão
ineficiente de combustíveis, a agricultura e a pecuária. Existem também
fontes naturais que contribuem para a poluição atmosférica, incluindo
partículas de pó do solo e sal nas pulverizações marítimas.
5- Quais as principais causas da poluição atmosférica?
R: Agricultura, transportes, indústria, resíduos e agregados familiares.
6- Qual é o impacto da poluição atmosférica na saúde humana?
R: Alguns efeitos imediatos para a saúde da exposição à poluição
atmosférica incluem irritação dos olhos, nariz e garganta, falta de ar, tosse
e exacerbação de condições preexistentes, como ataques de asma e dores
no peito. A idade, as condições preexistentes, outros fatores de risco de
doença e a sensibilidade ao poluente podem afetar a forma como uma
pessoa reage a um poluente.
7- Como melhorar a qualidade do ar?
R: Algumas ações para reduzir a sua contribuição pessoal para a poluição
atmosférica são:
 escolher meios de transporte limpos quando disponíveis (por
exemplo, transporte público, de bicicleta ou a pé, em vez de
automóveis particulares ou motocicletas);
 se está a considerar comprar um automóvel, ver as emissões de
dióxido de azoto. Evitar comprar veículos a gasóleo. A compra de
um veículo híbrido ou elétrico também ajudará a reduzir as suas
emissões;
 se tem um automóvel, certificar-se de que a manutenção é regular
para minimizar a sua contribuição para a poluição atmosférica;
 utilizar combustíveis e tecnologias limpas para cozinhar, iluminação
e aquecimento;
 utilizar fontes de energia renováveis sempre que possível;
 parar de queimar o lixo doméstico e agrícola;
 eliminar o uso de lareiras e fogões a lenha;
 monitorizar a sua necessidade energética e o desperdício em casa e
instalar eletrodomésticos e lâmpadas eficientes em termos
energéticos e isolamento e janelas à prova de correntes de ar.
8- Como é constituído o ar?
R: Os gases que fazem parte da composição do ar são em sua maioria o
oxigénio e o nitrogénio. O ar é composto também por gás carbónico, gases
nobres e vapor de água.
9- A poluição do ar pode causar que doenças?
R: Asma, bronquite, AVC, cancro no pulmão...
10- Como posso melhorar a qualidade do ar que respiro?
 Não frequente locais com fumo de cigarro;
 Troque ou limpe o filtro do seu ar-condicionado a cada três meses;
 Invista em mobílias “limpas”;
 Mantenha sua casa arejada;
 Evite carpetes, tapetes, bichos de peluche e cortinas;
 Não utilize spray de ar.

Fotografias do jogo e peças do jogo:

Memória descritiva:
O trabalho foi realizado partindo da disciplina de matemática, em articulação com ciências, português, educação artística e cidadania e desenvolvimento.
Os alunos mediram, recortaram e pintaram 100 decímetros, de modo a construir o metro quadrado que serviu de tabuleiro do jogo das damas. As peças do jogo foram construídas a partir dos pacotes do leite escolar (leite com chocolate e leite branco). Na disciplina de ciências, foram abordados os conteúdos sobre a poluição atmosférica, em português foram elaboradas as regras do jogo e perguntas.
Durante o processo de construção do jogo, os alunos envolveram-se ativamente e com muito empenho em todas as tarefas.