Escola EBI/JI Frei António das Chagas (Vidigueira)
Escalão: 2.º escalão (2.º e 3.º ciclos)
										Idade(s) do(s) aluno(s):
11 anos
                                    
										Título do jogo:
“Damas o ar que eu respiro”
                                    
										Regras do jogo:
- O jogo pratica-se entre dois jogadores e um mediador de perguntas; 
- No Jogo de Damas existem dois tipos de peças: os Peões, com que se inicia o jogo, e as Damas que são peões que conseguem atingir o extremo oposto do tabuleiro; 
- As peças movem-se diagonalmente em casas escuras (preto) e a captura é obrigatória, com as damas podendo mover-se livremente nas diagonais. O objetivo é capturar ou imobilizar todas as peças do 
adversário; 
- Para comer a peça terá de responder a uma pergunta feita pelo mediador sobre a poluição atmosférica, se não responder ou responder incorretamente, a peça mantêm-se no mesmo sítio e o jogo continua (a 
resposta não é dada); 
- Sempre que um peão ocupe uma das quatro casas do extremo oposto do tabuleiro, o condutor da imagem contrária colocará sobre ele, uma das peças capturadas, coroando-o como Dama; 
- Se as perguntas terminarem o jogo continua sem as mesmas; 
- O jogo termina quando um adversário perca todas as peças. 
Perguntas do Jogo 
“Damas o ar que eu respiro” 
Perguntas/ Sugestões de respostas 
1- De onde vem a poluição natural? 
R: Vulcões, tempestades de poeira (dos grandes desertos), pólenes, e 
incêndios florestais. 
2- Quais são os efeitos da poluição do ar? 
R: Na saúde humana: causa problemas respiratórios entre outros efeitos 
na agricultura: causa danos nas plantas e árvores. 
3- O que podemos fazer para ajudar a melhorar o ar do nosso 
planeta? 
R: - Reduzir o consumo de eletricidade (apagar as luzes, a televisão) - Usar 
o carro só mesmo quando for preciso - é a maneira mais fácil de cada um 
de nós contribuir, usar os transportes públicos, andar de bicicleta para nos 
deslocarmos. - Reciclar e reutilizar. 
4- O que é a poluição atmosférica? 
R: A poluição atmosférica é causada por gases e partículas emitidos para a 
atmosfera por uma variedade de atividades humanas, como a combustão 
ineficiente de combustíveis, a agricultura e a pecuária. Existem também 
fontes naturais que contribuem para a poluição atmosférica, incluindo 
partículas de pó do solo e sal nas pulverizações marítimas. 
5- Quais as principais causas da poluição atmosférica? 
R: Agricultura, transportes, indústria, resíduos e agregados familiares. 
6- Qual é o impacto da poluição atmosférica na saúde humana? 
R: Alguns efeitos imediatos para a saúde da exposição à poluição 
atmosférica incluem irritação dos olhos, nariz e garganta, falta de ar, tosse 
e exacerbação de condições preexistentes, como ataques de asma e dores 
no peito. A idade, as condições preexistentes, outros fatores de risco de 
doença e a sensibilidade ao poluente podem afetar a forma como uma 
pessoa reage a um poluente. 
7- Como melhorar a qualidade do ar? 
R: Algumas ações para reduzir a sua contribuição pessoal para a poluição 
atmosférica são: 
 escolher meios de transporte limpos quando disponíveis (por 
exemplo, transporte público, de bicicleta ou a pé, em vez de 
automóveis particulares ou motocicletas); 
 se está a considerar comprar um automóvel, ver as emissões de 
dióxido de azoto. Evitar comprar veículos a gasóleo. A compra de 
um veículo híbrido ou elétrico também ajudará a reduzir as suas 
emissões; 
 se tem um automóvel, certificar-se de que a manutenção é regular 
para minimizar a sua contribuição para a poluição atmosférica; 
 utilizar combustíveis e tecnologias limpas para cozinhar, iluminação 
e aquecimento; 
 utilizar fontes de energia renováveis sempre que possível; 
 parar de queimar o lixo doméstico e agrícola; 
 eliminar o uso de lareiras e fogões a lenha; 
 monitorizar a sua necessidade energética e o desperdício em casa e 
instalar eletrodomésticos e lâmpadas eficientes em termos 
energéticos e isolamento e janelas à prova de correntes de ar. 
8- Como é constituído o ar? 
R: Os gases que fazem parte da composição do ar são em sua maioria o 
oxigénio e o nitrogénio. O ar é composto também por gás carbónico, gases 
nobres e vapor de água. 
9- A poluição do ar pode causar que doenças? 
R: Asma, bronquite, AVC, cancro no pulmão... 
10- Como posso melhorar a qualidade do ar que respiro? 
 Não frequente locais com fumo de cigarro; 
 Troque ou limpe o filtro do seu ar-condicionado a cada três meses; 
 Invista em mobílias “limpas”; 
 Mantenha sua casa arejada; 
 Evite carpetes, tapetes, bichos de peluche e cortinas; 
 Não utilize spray de ar.
                                    
Fotografias do jogo e peças do jogo:
										Memória descritiva:
O trabalho foi realizado partindo da disciplina de matemática, em articulação com ciências, português, educação artística e cidadania e desenvolvimento. 
Os alunos mediram, recortaram e pintaram 100 decímetros, de modo a construir o metro quadrado que serviu de tabuleiro do jogo das damas. As peças do jogo foram construídas a partir dos pacotes do leite escolar (leite com chocolate e leite branco). Na disciplina de ciências, foram abordados os conteúdos sobre a poluição atmosférica, em português foram elaboradas as regras do jogo e perguntas. 
Durante o processo de construção do jogo, os alunos envolveram-se ativamente e com muito empenho em todas as tarefas.
                                    
 
                    