Escola Básica e Secundária de Lordelo (Paredes)
Escalão: 2.º escalão (2.º e 3.º ciclos)
Idade(s) do(s) aluno(s):
12 a 16 anos
Título do jogo:
Respira fundo! – Quiz sobre Ar
Regras do jogo:
- Participação Individual ou em Grupo: Cada participante (ou grupo) deve jogar com um nome identificável (ex: turma + nome).
- Dispositivo Ligado e Pronto: Use um computador, tablet ou telemóvel (smartphone) com acesso à internet. Verifique a bateria e o som antes de começar.
- Pontualidade: Entre na sala do Kahoot no horário combinado. O jogo começará no tempo previsto.
- Leia com Atenção: Leia cada pergunta e opções com calma antes de responder. O participante terá um tempo limitado para cada questão.
- Seja Justo e Honesto: Não pesquise respostas durante o jogo. Este é um desafio de conhecimentos sustentáveis!
- Ganha quem acerta mais (e mais rápido!): O sistema do Kahoot premia acertos e velocidade. Fique atento ao tempo!
- Respeito acima de tudo: Respeite os colegas, mesmo em clima de competição. O importante é aprender e divertir-se!
- Tema Central: O Ar e a Sua Qualidade: Todas as perguntas do jogo estão relacionadas com o tema "Ar e Qualidade do Ar", abordando assuntos como poluição atmosférica, fontes de emissão, impacto na saúde, soluções sustentáveis e formas de melhorar a qualidade do ar no nosso dia a dia.
- Divirta-se e Aprenda! Esta é uma atividade educativa e divertida. Aproveite para testar o que já sabe e descobrir coisas novas!
Fotografias do jogo e peças do jogo:
Memória descritiva:
--> Metodologia utilizada e processo de construção do trabalho:
O projeto teve início com uma sessão de sensibilização em sala de aula, na disciplina de Geografia, onde foi explorado o tema da qualidade do ar, suas causas e consequências, bem como formas de mitigação da poluição atmosférica.
- No 8º A, desenvolveram trabalhos no âmbito do tema que consta da planificação da disciplina: Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. As alunas envolvidas foram: Leonor Ferreira nº 8 e Sofia Silva nº 16.
- No 9º B, realizaram trabalhos relacionados com Riscos, Catástrofes, Problemas Ambientais e possíveis soluções, no âmbito do tema que consta da planificação da disciplina. Os alunos envolvidos foram: Jackson Gelvis, nº 14 e Maria Serrão, nº 17.
Esta abordagem permitiu não só a aquisição de conhecimentos científicos sobre o tema, mas também o desenvolvimento da consciência ambiental por parte dos alunos.
Posteriormente, os alunos foram organizados em pequenos grupos e desafiados a elaborar perguntas de escolha múltipla relacionadas com o ar que respiramos, tendo como base os conteúdos lecionados em Geografia e Ciências Naturais, assim como informações disponibilizadas no site do Programa Eco-Escolas. Foram incentivados a criar perguntas criativas, com um grau de dificuldade variado, sempre orientados pela docente da disciplina.
Depois de validadas as perguntas pelos professores responsáveis, as mesmas foram inseridas na plataforma Kahoot, dando origem ao jogo digital interativo “Respira fundo! – Quiz sobre Ar”. O jogo foi testado inicialmente em contexto de sala de aula e, poderá ser dinamizado posteriormente em contexto escolar, ou até mesmo em ambiente não formal, promovendo momentos de aprendizagem, participação ativa e reflexão sobre comportamentos individuais e coletivos que influenciam a qualidade do ar.
--> Envolvimento dos alunos:
Os alunos demonstraram grande entusiasmo e empenho ao longo de todo o processo. Participaram ativamente na pesquisa, seleção de temas, redação das perguntas e na construção do jogo. O uso da ferramenta digital Kahoot revelou-se altamente motivador, permitindo que os alunos aprendam de forma divertida e colaborativa.
Durante as sessões de jogo, foram evidentes a cooperação entre pares, a partilha de saberes e o interesse genuíno pelo tema ambiental. Este projeto contribuiu para o desenvolvimento de competências como o pensamento crítico, a criatividade, o trabalho em equipa e a cidadania ativa.
Através desta iniciativa, procuramos aliar a educação ambiental à inovação pedagógica, promovendo uma aprendizagem significativa sobre o tema “O Ar que eu respiro”, numa perspetiva interdisciplinar e dinâmica.