O ar que eu respiro | Trabalhos 2024/25 | JogAR

Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Lisboa)

Escalão: 3º escalão (secundário, profissional e superior)

Idade(s) do(s) aluno(s):
Idade dos alunos que realizram: 19
Idade dos alunos a que se destina: 12 a 15 anos

Título do jogo:
Minuto limpo

Regras do jogo:
O jogo é composto por cartas com perguntas relacionadas com a qualidade do ar e o ambiente.
Cada jogador, por sua vez, deve ler em voz alta a pergunta da carta que lhe calhou.
Depois de ouvir a pergunta, o jogador deve escolher a resposta que considera correta entre as opções apresentadas.
Pode-se abrir espaço para discussão breve sobre as respostas, promovendo a reflexão e o esclarecimento de dúvidas.
O objetivo é aprender, partilhar conhecimento e consciencializar para a importância da qualidade do ar.
Não há limite de tempo para responder, mas é recomendável manter o ritmo para que todos possam participar.
O jogo pode ser jogado individualmente ou em equipas, conforme o número de participantes.
Divirtam-se e descubram como cuidar melhor do ar que nos rodeia!

Fotografias do jogo e peças do jogo:

Memória descritiva:
Minuto Limpo é um jogo educativo criado para adolescentes, com o objetivo de sensibilizar para a importância da qualidade do ar. O jogo é composto por perguntas que abordam temas como poluição do ar, comportamentos diários, ambiente escolar, transportes e saúde, convidando os participantes a refletir e discutir as respostas.
O desenvolvimento do jogo baseou-se em investigação científica atualizada, adaptando o conteúdo para um formato dinâmico, envolvente e acessível. As perguntas foram elaboradas para estimular o pensamento crítico, promover a análise cuidadosa das informações e incentivar decisões conscientes sobre o ambiente.
Os principais objetivos pedagógicos do jogo são:
Desenvolver a literacia ambiental e a compreensão dos fatores que afetam a qualidade do ar;
Despertar a consciência para os impactos das escolhas individuais e coletivas no ambiente;
Estimular a capacidade de análise crítica perante informações e mitos ambientais;
Promover atitudes responsáveis e comportamentos sustentáveis no quotidiano dos jovens.
O processo de criação incluiu a recolha de dados, definição destes objetivos pedagógicos, elaboração de questões educativas e desafiantes, e a adaptação para um formato digital interativo (Genially). O jogo destina-se a jovens entre os 12 e os 15 anos e pode ser usado em contextos escolares ou ações de educação ambiental.