O ar que eu respiro | Trabalhos 2024/25 | JogAR

Escola Básica Francisco Torrinha (Porto)

Escalão: 2.º escalão (2.º e 3.º ciclos)

Idade(s) do(s) aluno(s):
Idade dos alunos: 13 e 14 anos

Título do jogo:
EcoSecreto

Regras do jogo:
Este jogo didático parte de um jogo de palavras já existente, denominado “Código Secreto”, tendo sido personalizado e adaptado ao tema do Ambiente, mais concretamente, da poluição atmosférica.
Preparação:
• Os jogadores dividem-se em 2 equipas iguais (pelo menos 2 jogadores por equipa).
• Cada equipa escolhe o seu porta-voz.
• Os porta-vozes sentam-se de frente para os jogadores da sua equipa e os porta-vozes retiram uma carta padrão que vai servir para os 2. Apenas os porta-vozes têm acesso a esta carta.
• Escolhe aleatoriamente 25 cartas de palavras que devem ser colocadas 5 por 5 em cima da mesa. Ou, em alternativa, projetadas através do jogo na sua versão digital.
A chave:
• Cada partida possui uma carta padrão que revela quais as palavras que pertencem a cada equipa, a palavra preta (proibida), e as palavras neutras (brancas) que não pertencem a nenhuma das duas equipas. Só os porta-vozes podem ver a carta padrão. Nenhuma equipa deve acertar na palavra correspondente à carta preta, se não essa equipa perde automaticamente o jogo.
• Os quadrados azuis correspondem às palavras que a equipa azul deverá acertar.
• Os quadrados amarelos correspondem às palavras que a equipa amarela deverá acertar.
• O porta-voz terá de pensar numa palavra que se relacione com as palavras que a sua equipa tem de adivinhar. A pista só pode ser uma palavra ou uma palavra composta (ex.: arco-íris). A sua pista não pode ser nenhuma das palavras que estão em jogo nem palavras com a mesma raíz. O porta-voz pode dar a dica para uma ou mais palavras posicionadas na mesa. Para isso, deve dizer a palavra e um número, por exemplo, “gás 2”. Neste caso, indica que para a palavra “gás” existem duas palavras relacionadas em jogo. A equipa deve entrar em consenso e selecionar a palavra ou palavras que considerem correta(s). Se os jogadores tocarem numa palavra que pertence à sua equipa, ganham uma palavra. Se os jogadores tocarem numa palavra que não pertence à sua equipa perdem a palavra. Se algum jogador tocar na palavra preta, perde automaticamente o jogo.
• O porta-voz nunca deve dizer se a palavra que a sua equipa escolheu era a que ele ou ela estava a pensar.
• O jogo acaba quando uma das equipas acertar todas as palavras ou quando alguma equipa tocar na palavra preta.

Fotografias do jogo e peças do jogo:

Link do jogo:

  • Foi criado um PowerPoint para facilitar a jogabilidade. Assim, as palavras poderão ser projetadas no quadro da sala de aula e ficarão visíveis para toda a turma. O PowerPoint criado para este efeito pode ser partilhado via email, caso desejado.

Memória descritiva:
os alunos trabalharam em pequenos grupos para a elaboração deste jogo didático. Enquanto uns se dedicaram à criação das peças/cartas, outros estiveram a elaborar a caixa do jogo. Para este efeito, foram privilegiados materiais reutilizados/reciclados, por exemplo, uma caixa que uma aluna trouxe de casa para ser utilizada como caixa do jogo, restos de cartão para a construção das cartas, etc. Um outro grupo dedicou-se à seleção das palavras do jogo, tendo sido escolhidas palavras relacionadas com o tema “poluição atmosférica” e “ambiente”. Outro grupo dedicou-se à descrição das regras do jogo. Por fim, um grupo desenvolveu o jogo na sua versão digital com a criação do PowerPoint onde se inclui as seguintes informações:
Toda a turma se envolveu nesta atividade com grande entusiasmo. Os próprios alunos sugeriram apresentar o jogo a outras turmas como forma de sensibilização para os impactos negativos da poluição atmosférica. Esta sugestão advém do empenho e entusiasmo de toda a turma nesta atividade e será levada a cabo num futuro próximo, de forma a que o jogo seja partilhado e jogado pela restante comunidade escolar.