O ar que eu respiro | Trabalhos 2024/25 | JogAR

Escola EB1/PE do Lombo dos Canhas (Ponta do Sol)

Escalão: 1.º escalão (jardins de infância e 1.º ciclo)

Idade(s) do(s) aluno(s):
Os alunos que elaboraram o jogo têm idades compreendidas entre os 8 e os 10 anos de idade.

Título do jogo:
“Os Super-heróis do AR – Vamos JogAR!”

Regras do jogo:
Título do Jogo
“Os Super-heróis do AR - Vamos JogAR!”
Objetivo geral
“Os Super-heróis do AR - Vamos JogAR!”, é um jogo educativo desenvolvido para promover a aprendizagem e a consciência ambiental. O principal objetivo é consciencializar, de forma lúdica, para a importância da qualidade do ar e dos cuidados com o meio ambiente.
Objetivos específicos
- Sensibilizar as crianças para os impactos da poluição do ar na saúde e no meio ambiente;
- Conhecer os principais poluentes atmosféricos;
- Incentivar atitudes sustentáveis de forma prática e divertida;
- Estimular hábitos sustentáveis e atitudes ecológicas;
- Estimular a colaboração e o trabalho em equipa.
Público – alvo
O jogo é destinado para crianças entre os oito e os dez anos.
Regras do jogo:
1. Divide-se a turma em dois grupos;
2. Cada grupo dá um nome à sua equipa;
3. Joga-se o dado para ver quem inicia em primeiro lugar;
4. A equipa começa o jogo através da alavanca, atirando o super-herói para o tabuleiro;
5. Este, ao cair num número, faz com que o jogador responda à pergunta correspondente;
6. Se acertar, coloca uma cruz no cartão da sua equipa e joga novamente;
7. Se falhar a resposta, passa a vez de jogar à outra equipa.
8. Ganha quem conseguir responder corretamente ao maior número de perguntas.
Material utilizado
- Caixa de ovos
- palitos
- caixa de cereais
- rolhas
- caixa de gelado para guardar os cartões
- tampa de sumo
- espátula
- pompom
- tintas
- pincéis
- outros materiais.

Fotografias do jogo e peças do jogo:

Memória descritiva:
O desafio JogAR – O Jogo do Ar veio motivar os alunos das turmas do 3.º e 4.º anos, para a reutilização de materiais e desenvolvimento da criatividade, na construção de um jogo, que promove, de forma lúdica, o conhecimento das temáticas relacionadas com a qualidade do ar. Numa época em que vivemos condicionados pelas constantes alterações climáticas e que se evidenciam cada vez mais, os efeitos dos diferentes tipos de poluição, esta atividade permitiu estimular o aumento da literacia relativamente à qualidade do ar, assim como aumentar os conhecimentos dos principais poluentes atmosféricos que afetam a qualidade do ar e a nossa saúde. Compreender os aspetos relativos à qualidade do ar e à poluição do ar, assim como as suas causas e consequências, tornou-se fundamental para que os alunos pudessem criar uma ligação efetiva à temática e aumentar os seus índices de participação; a partilha, em grande grupo, de opiniões e experiências, permitiu, também, o desenvolvimento do espírito crítico e da intervenção cívica. Na mesma linha de pensamento, visto que os nossos alunos se encontram, cada vez mais identificados com aprendizagens que lhes sejam significativas e motivadoras, aprender através da gamificação é uma estratégia que apresenta resultados muito positivos e enriquecedores.
“Os Super-heróis do AR - Vamos JogAR!”, é um jogo educativo desenvolvido para promover a aprendizagem e a consciência ambiental. O principal objetivo é ensinar, de forma lúdica, a importância da qualidade do ar e dos cuidados com o meio ambiente. De modo a se obter uma ideia final exequível para a concretização do projeto, foram realizadas, inicialmente, algumas pesquisas on-line de tipos de jogos a adotar e após várias ideias, chegou-se à votação do formato selecionado, a partir de diferentes sugestões e adaptações. Para a concretização da ideia e a implementação das diferentes etapas do processo de elaboração, assim como para o processo de seleção das questões a adotar no jogo, foi necessário o acompanhamento da docente da Atividade de Enriquecimento do Currículo “Clube do Ambiente”, assim como da docente de Educação Especial.
Para a realização/elaboração deste desafio, recorreu-se a diferentes materiais reutilizáveis (preferencialmente) e outros, tais como uma caixa de ovos (30 unidades), fósforos e espátula reutilizadas; tampa de sumo, pompom, caixas de cereais para os cartões relativos às questões e de registo e as imagens, rolhas para a alavanca e para salientar os números do jogo, furador em forma de flor, cola, tintas, dado reutilizado, caneta de acetato e caixa de gelado para guardar os objetos do jogo (cartões das perguntas, dado, alavanca, o super-herói, cartão de registo e caneta de acetato).
Primeiramente, foi pintada a caixa de ovos (tabuleiro) e a espátula; depois, a partir de moldes previamente existentes, os alunos criaram as letras, recorrendo a caixas de cereais, de modo a apresentar o nome do jogo. Para a parte mais teórica, os alunos pesquisaram imagens sobre os principais poluentes atmosféricos, assim como as medidas a adotar para minimizar a exposição ao ar poluído. Após esta pesquisa, escolheram as respetivas imagens e estas foram impressas e coladas em cartão de cereais e, seguidamente, na caixa de ovos para fins decorativos. Seguiu-se a construção da alavanca, em que foi utilizada a espátula já pintada que se colou numa rolha e a tampa para lançar o “Super-herói” para o tabuleiro. Pintaram-se pedaços de cartão para fazer as flores com os respetivos números das perguntas e depois colaram-se pedaços de rolhas nos espaços do tabuleiro para sobressair os números. Enquanto uns alunos desenvolviam a parte prática do jogo, outros dedicaram-se à pesquisa das possíveis questões a serem realizadas dentro desta temática e com a ajuda das docentes, selecionaram um conjunto de 24 questões. Após esta seleção, as questões foram impressas e coladas em cartão de cereais e foi elaborada uma pequena tabela para registo das mesmas. Na caixa de gelados, de forma representativa, foram coladas imagens alusivas ao jogo, assim como os logótipos da escola e do Programa Eco-Escolas. Por fim, os alunos do 3.º e 4.º anos testaram e realizaram o jogo “Os Super-heróis do AR – Vamos JogAR!”, de forma a poderem verificar se toda a ideologia previamente concebida, se concretizava! E funcionou na perfeição!
Como objetivo final, amplamente alcançado, a partir da elaboração deste jogo, os alunos puderam identificar medidas a adotar para minimizar a exposição ao ar poluído, manifestando interesse na promoção de bons hábitos para reduzir as emissões e promover um bom ar.