O ar que eu respiro | Trabalhos 2024/25 | JogAR

Jardim-Escola João de Deus - Matosinhos (Matosinhos)

Escalão: 1.º escalão (jardins de infância e 1.º ciclo)

Idade(s) do(s) aluno(s):
9/10 anos

Título do jogo:
ARPÓLIO - Monopólio da Qualidade do Ar

Regras do jogo:
Desafio JogAR – Jogo do Ar
ARPÓLIO - Monopólio da Qualidade do Ar
Objetivo: Os alunos deverão aprender informação sobre os elementos que poluem o ar e arranjar algumas soluções para melhorar a qualidade do mesmo, enquanto competem para criar uma cidade sustentável. O verdadeiro objetivo é fazer com que todos os participantes entendam que cuidar do ar é um esforço coletivo.
REGRAS
1. Cada jogador escolhe um peão e começa com 500 Pontos de Sustentabilidade. Em vez do dinheiro do Monopólio tradicional, este jogo tem "Pontos de Sustentabilidade". As crianças ganham ou perdem pontos ao calhar em diferentes espaços. O dinheiro a pagar coloca-se no centro do tabuleiro.
2. Os jogadores lançam o dado e avançam pelas casas.
3. Se calharem numa propriedade verde, os jogadores podem comprar essa mesma propriedade e ganhar Pontos de Sustentabilidade (PS). Sempre que os jogadores calham numa casa comprada por outro jogador, têm de pagar uma “renda”.
4. Se os jogadores calharem num espaço cinzento, perdem pontos de sustentabilidade.
5. Se os jogadores calharem nos espaços azuis “Missão Sustentável” devem completar os desafios para ganharem pontos de sustentabilidade ou benefícios.
6. Se caírem numa casa “Céu limpo ou Nuvem cinzenta?”, os jogadores podem ganhar ou perder Pontos de Sustentabilidade mediante o conteúdo das cartas.
7. Na casa “Prisão” os jogadores ficam uma vez sem jogar; na casa “Estacionamento livre” os jogadores levantam o dinheiro das “rendas” pagos por todos; na casa “Vai para a prisão” os jogadores vão para a casa “Prisão” e ficam uma vez sem jogar. Estes elementos mantiveram-se para preservar uma certa identidade do jogo tradicional.
8. Quando todas as propriedades forem compradas, vence quem tiver mais Pontos de Sustentabilidade!
Estrutura e Elementos do Jogo
1. Design do Tabuleiro - Secções Temáticas:
o Propriedades Poluídas (CINZENTO): Espaços:
-Complexo industrial, camião petroleiro, ecopontos, central de plásticos, sítio de construção, engarrafamento, exploração de petróleo, lixeira, bomba de gasolina…
o Propriedades Sustentáveis (VERDE): Espaços:
-Casa solar, painéis solares, eco-autocarro, eco-bicicleta, ecopontos, centro de reciclagem, horta, compostor, casa de banho “inteligente”, central de energia eólica, Parque da Cidade.
o Espaços Especiais (AZUL): “Missão Sustentável” (A resposta aos desafios encontra-se no final da carta).
Exemplos de Cartas de Missão Sustentável
Desafio: Quantos tipos de energia renovável conheces? Nomeia 2. Ganha 50 Pontos de Sustentabilidade.
Desafio: Lista duas formas de transporte que ajudam a diminuir a poluição do ar. Se acertares, ganha 20 Pontos de Sustentabilidade e avança duas casas!
Desafio: Qual a solução para reduzir as emissões poluentes das fábricas? (Filtros de ar)
o Espaços Especiais (LARANJA): “Céu limpo ou Nuvem cinzenta?” (Cartas de Sorte ou Azar)
Exemplo de cartas de Sorte: (Céu Limpo)
-Iniciaste um projeto de energia solar na tua cidade! Ganha 50 Pontos de Sustentabilidade.
-Plantaste um grande número de árvores! Ganha 30 Pontos de Sustentabilidade.
-A tua rua adotou um projeto de bicicletas partilhadas. Parabéns! Recebe 50 Pontos de Sustentabilidade.
-Organizaste uma limpeza de praia! Ganha 30 Pontos de Sustentabilidade.
-Iniciaste uma horta em tua casa! Ganha 40 Pontos de Sustentabilidade.
-Abriste as janelas da tua casa! O aumento da ventilação natural reduz a poluição interna. Avança 2 casas.
Exemplos de cartas de Azar: (Nuvem Cinzenta)
As queimadas aumentaram na tua cidade, trazendo fumo tóxico. Paga 20 Pontos de Sustentabilidade.
Há excesso de carros no centro da tua cidade! Financia o transporte público e perde 40 Pontos de Sustentabilidade.
As queimadas devastaram tua floresta local, aumentando assim os gases poluentes e destruindo os dos animais habitats." Paga 20 pontos para um projeto de reflorestação.
Não reciclaste devidamente os resíduos na tua casa. Paga 30 Pontos de Sustentabilidade.
As construções de prédios nas redondezas estão a poluir o ar”. Paga 10 Pontos de Sustentabilidade.
Os carros aumentaram a poluição no centro urbano. Veículos movidos a combustíveis fósseis aumentam a poluição. Paga 30 Pontos de Sustentabilidade para financiar os transportes públicos.
Realizaste uma iniciativa na tua escola sobre a qualidade do ar! Campanhas educativas reduzem a emissão de poluentes. Avança 1 casa.
2. Peões Personalizados
Os peões são pequenos objetos relacionados com temática ambiental:
o Ventinho: Uma pequena nuvem a soprar simbolizando o ar limpo.
o Árvore: Um peão em forma de árvore verde.
o Sol: O sol representa a energia solar.
o Gota de Água: A gota reforça a conexão entre a qualidade do ar e a água limpa.
o Bicicleta: A bicicleta reforça a ideia de transporte ecológico.

Fotografias do jogo e peças do jogo:

Memória descritiva:
Memória Descritiva da Elaboração do Monopólio sobre a Qualidade do Ar
Este projeto foi realizado por duas turmas do 4º ano do 1º ciclo durante as aulas de CLIL, com o objetivo de promover a aprendizagem sobre a qualidade do ar de uma forma divertida e interativa. Após uma apresentação inicial sobre o tema, os alunos realizaram atividades que abordaram palavras e conceitos-chave relacionados com o ar que respiramos.
Em seguida, a professora de inglês e os alunos começaram a pensar em jogos que pudessem tornar a aprendizagem mais envolvente. Diversas ideias surgiram, como o jogo do galo, o jogo da memória e outros, mas a sugestão de criar um jogo do tipo monopólio foi a que mais chamou atenção e acabou por ser a vencedora.
A professora forneceu templates em branco do jogo, e os alunos, em grupos, escreveram as suas próprias ideias de regras e sugestões para as casas do tabuleiro. Depois de discutir e escolher as regras que faziam mais sentido, estes (juntamente com a professora) usaram o Canva para criar a estética do jogo, deixando-o visualmente atrativo.
Por fim, os alunos experimentaram o jogo, divertiram- se bastante e, ao mesmo tempo, aprenderam sobre a importância da qualidade do ar. Esta atividade não só reforçou conhecimentos, mas também estimulou a criatividade, o trabalho em equipa e o gosto pela aprendizagem.