O ar que eu respiro | Trabalhos 2024/25 | JogAR

Escola EB 2,3/S de Tarouca Dr. José Leite Vasconcelos (Tarouca)

Escalão: 1.º escalão (jardins de infância e 1.º ciclo)

Idade(s) do(s) aluno(s):
Entre 3 e 5 anos

Título do jogo:
O AR e o seu pAR (Jogo da memória)

Regras do jogo:
-Distribuição das Cartas: Misturar as cartas e coloca-las viradas para baixo numa superfície plana
Como jogar:
- Cada jogador, na sua vez, deve virar duas cartas. Se as cartas forem iguais, o jogador ganha aquele par e tem direito a jogar novamente.
- Se as cartas não forem iguais, devem ser viradas novamente para baixo, e a vez passa para o próximo jogador.
- O jogo termina quando todos os pares forem encontrados. O jogador com o maior número de pares é o vencedor.

Fotografias do jogo e peças do jogo:

Memória descritiva:
Antes da construção do jogo houve uma conversa em grande grupo onde cada criança expôs situações benéficas e prejudiciais que o ser humano realiza e que contribui para a proteção do Ar que respiramos.
À posteriori, realizou-se uma pesquisa no computador de fotografias e vídeos, sobre as situações referidas pelas crianças, dando-lhes a conhecer diferentes poluentes atmosféricos.
A construção do jogo, surgiu das ideias de cada criança, em que cada um desenhou uma imagem. No entanto, o jogo da memória requer duas imagens iguais, em alternativa à fotocopiadora, realizou-se a cópia com a técnica do decalque na janela e só depois a pintaram com as mesmas cores.
Os círculos onde as imagens foram coladas, foram recortadas pelas crianças.
O jogo dever ser jogado no mínimo por dois elementos e no máximo por 4.
São dois jogos: o do círculo castanho com imagens que prejudicam a qualidade do Ar e o do círculo verde com imagens que indicam ações benéficas ao ambiente. Cada jogo é composto por 6 pares de cartas.