O ar que eu respiro | Trabalhos 2024/25 | JogAR

1.º Jardim - Escola João de Deus de Coimbra (Coimbra)

Escalão: 1.º escalão (jardins de infância e 1.º ciclo)

Idade(s) do(s) aluno(s):
8/9 anos

Título do jogo:
CuidAR

Regras do jogo:
O Jogo da Memória é um jogo de atenção e concentração. Pode ser jogado por uma ou várias pessoas em simultâneo.
 As cartas devem ser baralhadas e distribuídas por uma superfície plana, viradas para baixo.
 Cada jogador levanta e vira duas cartas. Se for par, retira-as do jogo. Se forem diferentes volta a virá-las para baixo, colocando-as no lugar original.
 Na jogada seguinte, tenta memorizar as cartas que já foram viradas e encontrar o seu par.
 O processo é sempre o mesmo até encontrar todos os pares.
 Ganha o jogador que encontrar mais pares.
Quando o jogador joga sozinho, o objetivo é encontrar todos os pares, no menor tempo possível.

Fotografias do jogo e peças do jogo:

Memória descritiva:
JOGO DA MEMÓRIA – Memória Descritiva
CUID’AR
O trabalho foi realizado por alunos do 3º Ano de escolaridade, com 9 anos. A temática “Ar” foi abordada, na turma, de várias formas, sendo que, habitualmente, os alunos consultam o portal “QualAr” para verificarem a qualidade do ar no país e, principalmente, na região em que habitam, Coimbra.
Os alunos foram levados a conhecer os principais poluentes atmosféricos que afetam a qualidade do ar e, particularmente, a sua saúde, através da pesquisa em suporte informático e posterior debate na turma. Foram apontadas e identificadas algumas potenciais soluções para minimizar o impacto da poluição do ar no dia a dia. Foram explorados e promovidos alguns bons hábitos que podemos adotar, desde crianças, para promover a qualidade do ar.
Após o debate, foram selecionados alguns dos principais poluentes e dos bons hábitos a adotar que haviam sido identificados, e os alunos, em grupo, representaram, em forma de desenho, estas temáticas. Os desenhos foram feitos em duplicado, em cartas preparadas, previamente, de forma a formarem um jogo da memória, que possa ser jogado regularmente, de forma a que os alunos, em forma de diversão, se recordem e memorizem os bons hábitos que podemos adotar para viver num país com melhor qualidade de ar.