O ar que eu respiro | Trabalhos 2024/25 | JogAR

Escola Básica de Custóias (Matosinhos)

Escalão: 2.º escalão (2.º e 3.º ciclos)

Idade(s) do(s) aluno(s):
13-14 anos

Título do jogo:
Poluição ambiental, O Jogo da Memória

Regras do jogo:
Regras do Jogo
- Para jogar são necessários dois jogadores.
- O jogo é composto por 20 cartas, colocadas viradas para baixo.
- Cada jogador, por sua vez, vira duas cartas da mesa. As cartas são viradas para cima de forma a mostrar as suas imagens.
- Se as imagens das duas cartas viradas forem iguais, o jogador fica com o par e tem direito a jogar novamente.
- Se as imagens não forem iguais, as cartas são viradas de novo para baixo e o próximo jogador tenta.
- O jogo continua até todas as cartas serem combinadas. O jogador que tiver mais pares no final do jogo é o vencedor.

Fotografias do jogo e peças do jogo:

Memória descritiva:
Desafio | JogAR - O Jogo do Ar
Jogo da Memória
Título do jogo - “Poluição Ambiental, O jogo da memória”
Construído por alunos do 8ºano de escolaridade, com idades entre os 13 e os 14 anos
Memória descritiva
O jogo da memória foi o jogo escolhido para a consecução deste Desafio | JogAR - O Jogo do Ar. Um jogo de concentração e memória associado a esta temática que faltava na nossa escola. A seleção deste jogo deveu-se à extrema facilidade de seleção de materiais a utilizar, fácil de manusear com a possibilidade de ser posto em prática em qualquer lugar e, também, fácil de arrumar.
O objetivo deste jogo é encontrar pares de cartas que tenham a mesma imagem/informação, virando duas de cada vez e tentando memorizar a sua localização.
Para a consecução deste projeto, os alunos do 8ºano, com idades entre os 13 e 14 anos, registaram no quadro causas e consequências da poluição atmosférica, matéria abordada nas aulas de Ciências Naturais. De entre as causas foram selecionadas a queima de combustíveis fósseis (circulação automóvel, indústria), centrais nucleares, incêndios e atividade vulcânica. No que às consequências diz respeito foram selecionados os problemas respiratórios, destruição da camada de ozono, aquecimento global e chuvas ácidas.
De acordo com os registos efetuados, os alunos pesquisaram e selecionaram 5 imagens relacionadas com causas da poluição atmosférica e 5 consequências da mesma. As imagens, em duplicado, foram coladas em restos de cartolina cor de laranja, perfazendo um total de 20 cartas. Todas as cartas foram plastificadas para facilitar a utilização do jogo e torná-lo mais resistente, com múltipla utilização.
Para guardar o conjunto das cartas, foi reaproveitada uma caixa de bombons, devidamente identificada.
O nome do jogo resultou de sugestões dos alunos - Poluição Ambiental, O jogo da memória.