Escola Básica N.º2 de Perafita (Matosinhos)
Escalão: 1.º escalão (jardins de infância e 1.º ciclo)
Idade(s) do(s) aluno(s):
O grupo da sala 4 do JI de Perafita é um grupo heterogéneo de 19 crianças com idades entre os 3 e os 6
anos. Maioritariamente, o grupo é constituído por crianças de 4 anos de idade.
Em projeto os alunos do 2º ano, com idades compreendidas entre 7 e 8 anos. Desenvolveram um jogo, este em formato digital (online). As turmas experienciaram os dois jogos.
Título do jogo:
Jogo de tabuleiro- Jogo do Ar/ Jogo online "- Missão Ar puro!
Regras do jogo:
Descrição
Jogam 4 jogadores em cada jogada. Cada jogador lança o dado e avança o número de casas correspondente ao que saiu no dado. Ao cair numa casa com imagem, o adulto lê a tarefa/instrução correspondente à casa.
CASAS
3 – Causa de poluição do ar; os incêndios – recua 1 casa
7 – Causa de poluição do ar; os automóveis– recua 1 casa
12 - Causa da poluição do ar; as fábricas – recua 1 casa
13 - Utilizas o autocarro para vir para a escola – avança 2 casas
15 – Usas a bicicleta para te deslocares– avança 2 casas
19 -Cuidas das plantas/natureza avança até ao fim do jogo. Ganhas-te!
A criança que chegar primeiro à casa número 20, é defensora da qualidade do ar e é a vencedora do jogo.
Jogo online "- Missão Ar puro!
O aluno é desafiados pela mascote do jogo "Nuvem amiga" "Queres ser um Guardião do Ar?"
O aluno terá de completar 4 missões para se tornar um Guardião do Ar!
Cada missão tem 5 perguntas. Responde corretamente para ganhar pontos e desbloquear novas missões.
MISSÃO 1- DESCOBRIR OS POLUENTES
MISSÃO 2- EFEITOS DA POLUIÇÃ
MISSÃO 3- SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS
MISSÃO 4- GUARDIÕES DO AR
A cada resposta correta, aprofundam o seu conhecimento uma vez que aparece uma explicação sobre o assunto.
A cada resposta errada aparece a mensagem "Ups! Tenta outra vez."
Fotografias do jogo e peças do jogo:
Memória descritiva:
Jogo de Tabuleiro
O grupo da sala 4 do JI de Perafita é um grupo heterogéneo de 19 crianças com idades entre os 3 e os 6
anos. Maioritariamente, o grupo é constituído por crianças de 4 anos de idade e com 2 crianças com
Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão.
Ao longo do ano letivo foram abordados temas tendo como premissa, o respeito e valorização pelo ambiente
natural e social e pelo património paisagístico (…), numa perspetiva de corresponsabilidade do que é de
todos no presente e tendo em conta o futuro,* numa abordagem globalizante e transversal às diferentes
áreas de desenvolvimento das crianças.
Numa perspetiva construtivista e de cidadania ativa, o início do projeto Poluição do Ar, teve como base as
conceções alternativas das crianças acerca das causas da poluição e o que cada um de nós pode fazer
para resolver o problema. O grupo pesquisou em livros para a infância e na internet. Como forma de
evidenciar e sintetizar as aprendizagens acerca do tema, foi elaborado um jogo de tabuleiro – JOGO DO
AR, em que foi utilizado material de desperdício/reciclado existente na sala de atividades.
Memória Descritiva do Jogo Online: “Missão Ar Puro!”
Projeto de Educação Ambiental e Consciência Ecológica- Turma do 2.º Ano
O jogo digital “Missão Ar Puro!” foi criado no âmbito de um projeto de educação ambiental desenvolvido por alunos do 2.º ano de escolaridade, com o objetivo de promover o conhecimento sobre a qualidade do ar e incentivar comportamentos mais sustentáveis desde a infância.
Através de uma abordagem lúdica e interativa, os alunos são convidados a embarcar numa missão ecológica, guiados pela mascote do jogo, “Nuvem Amiga”, que lança o desafio:
"Queres ser um Guardião do Ar?"
Para conquistar este título, o jogador deverá completar quatro missões, cada uma composta por cinco perguntas de escolha múltipla, relacionadas com temas ambientais ligados à poluição do ar.
Estrutura do Jogo:
• Missão 1 – Descobrir os Poluentes:
Identificar fontes de poluição do ar, como fumo dos carros, fábricas, queimadas, entre outros.
• Missão 2 – Efeitos da Poluição:
Compreender como a poluição afeta a saúde humana, os animais e o planeta.
• Missão 3 – Soluções Sustentáveis:
Explorar atitudes e ações que ajudam a melhorar a qualidade do ar, como andar de bicicleta, plantar árvores e usar transportes públicos.
• Missão 4 – Guardiões do Ar:
Consolidar os conhecimentos adquiridos e refletir sobre o papel de cada um na proteção do ar que respiramos.
Mecânica do Jogo:
• A cada resposta correta, o aluno acumula pontos e desbloqueia a missão seguinte.
• Após cada resposta certa, surge uma explicação complementar, ajudando a reforçar o conhecimento.
• Em caso de erro, aparece a mensagem motivadora: "Ups! Tenta outra vez.", incentivando o aluno a aprender com os erros e continuar a jogar.
O design do jogo é adaptado à faixa etária dos alunos, com uma linguagem acessível, imagens apelativas e uma interface intuitiva, promovendo o “aprender a brincar” e estimulando o interesse pela temática ambiental.
“Missão Ar Puro!” representa uma ferramenta pedagógica inovadora, desenvolvida com a participação ativa das crianças, que não só aprenderam sobre a importância do ar limpo, como também se tornaram pequenas embaixadoras do ambiente na sua escola e comunidade.