Escola Básica de Mira (Mira)
Escalão: 2.º escalão (2.º e 3.º ciclos)
										Idade(s) do(s) aluno(s):
Dos 10 aos 12 anos
                                    
										Título do jogo:
Aprende com o ar!
                                    
										Regras do jogo:
- Pode-se jogar até 6 pessoas. 
- A pessoa mais nova começa o jogo. 
- O primeiro participante gira o dado e anda o número de casas correspondente à parte do dado virada para cima. 
- O segundo participante igual e assim sucessivamente. 
- Ao longo do caminho vai ocorrendo várias perguntas e desafios que têm de os tentar resolver e responder. 
- Quando está no tabuleiro uma estrela, é um desafio, quando está um ponto de interrogação é uma pergunta. Quando está desenhado um benefício para o ar (flor) podem avançar duas casas. Quando há uma consequência para o ar (cigarro) andam duas casas para trás. 
- Ganha o primeiro a chegar à Meta Final. 
Mas, quem acertar a pergunta ou desafio anda uma casa. Porém quem não acerta fica no lugar.
                                    
Fotografias do jogo e peças do jogo:
										Memória descritiva:
Foi proposto a realização do trabalho na aula de Cidadania e Desenvolvimento, fazendo ligação com conteúdos lecionados na disciplina de Ciências Naturais, sobre o ar. 
A turma em conjunto decidiu qual o jogo a realizar (jogo da glória) e discutiram quais os elementos que deviam constituir o jogo, nomeadamente: tabuleiro, peões, dado, cartões de perguntas, cartões de desafios e regras. Posteriormente dividiram-se em pequenos grupos e começaram a realizar as diferentes partes que constituíam o mesmo, sendo que sempre que era necessário tomar alguma decisão consultavam os restantes elementos da turma e pediam a opinião da docente. 
No que se refere às perguntas e desafios, consultaram alguns links sobre o ar, disponíveis na página do eco-escolas, bem como o manual e caderno de atividades de Ciências do 5.º ano. 
Todo o processo de elaboração do jogo foi realizado, em sala de aula, pelos alunos e com o auxílio da professora, nomeadamente para fazer algumas correções de conteúdo.
                                    
 
                    