O ar que eu respiro | Trabalhos 2024/25 | JogAR

Escola Básica de Mira (Mira)

Escalão: 2.º escalão (2.º e 3.º ciclos)

Idade(s) do(s) aluno(s):
Dos 10 aos 12 anos

Título do jogo:
Aprende com o ar!

Regras do jogo:
- Pode-se jogar até 6 pessoas.
- A pessoa mais nova começa o jogo.
- O primeiro participante gira o dado e anda o número de casas correspondente à parte do dado virada para cima.
- O segundo participante igual e assim sucessivamente.
- Ao longo do caminho vai ocorrendo várias perguntas e desafios que têm de os tentar resolver e responder.
- Quando está no tabuleiro uma estrela, é um desafio, quando está um ponto de interrogação é uma pergunta. Quando está desenhado um benefício para o ar (flor) podem avançar duas casas. Quando há uma consequência para o ar (cigarro) andam duas casas para trás.
- Ganha o primeiro a chegar à Meta Final.
Mas, quem acertar a pergunta ou desafio anda uma casa. Porém quem não acerta fica no lugar.

Fotografias do jogo e peças do jogo:

Memória descritiva:
Foi proposto a realização do trabalho na aula de Cidadania e Desenvolvimento, fazendo ligação com conteúdos lecionados na disciplina de Ciências Naturais, sobre o ar.
A turma em conjunto decidiu qual o jogo a realizar (jogo da glória) e discutiram quais os elementos que deviam constituir o jogo, nomeadamente: tabuleiro, peões, dado, cartões de perguntas, cartões de desafios e regras. Posteriormente dividiram-se em pequenos grupos e começaram a realizar as diferentes partes que constituíam o mesmo, sendo que sempre que era necessário tomar alguma decisão consultavam os restantes elementos da turma e pediam a opinião da docente.
No que se refere às perguntas e desafios, consultaram alguns links sobre o ar, disponíveis na página do eco-escolas, bem como o manual e caderno de atividades de Ciências do 5.º ano.
Todo o processo de elaboração do jogo foi realizado, em sala de aula, pelos alunos e com o auxílio da professora, nomeadamente para fazer algumas correções de conteúdo.