O ar que eu respiro | Trabalhos 2024/25 | JogAR

Escola EB 2,3 da Freixianda (Ourém)

Escalão: 2.º escalão (2.º e 3.º ciclos)

Idade(s) do(s) aluno(s):
10 e 11 anos

Título do jogo:
Aprende a proteger o ar

Regras do jogo:
O jogo pode ser disputado, no máximo por 4 jogadores;
O jogo pode ser disputado individualmente ou em equipas de 2 jogadores;
As cartas verdes e vermelhas devem ser baralhadas antes de iniciar o jogo e permanecer viradas para baixo;
Cada jogador deve escolher um peão e posicionar o mesmo no círculo onde diz “Início”;
Seguidamente, um de cada vez, deve lançar os dados e andar com o seu peão o número de casas correspondente ao número tirado;
Caso o jogador pare numa casa verde, deve retirar, uma carta dessa cor e seguir a instrução presente nessa carta;
Caso o jogador pare numa casa vermelha, deve retirar, uma carta dessa cor e seguir a instrução presente nessa carta; As cartas retiradas devem ser colocadas debaixo do respetivo baralho;
Caso o jogador pare numa casa especial, ele deverá seguir as instruções presentes nessa casa;
Caso o jogador pare numa casa com um escorrega, o jogador terá de descer/retroceder até à casa marcada no tabuleiro;
Caso o jogador pare numa casa com escadas, o jogador terá de subir/avançar até à casa marcada no tabuleiro;
Vence o jogo, o jogador que chegar primeiro com o seu peão à casa onde diz “Fim”.

Fotografias do jogo e peças do jogo:

Memória descritiva:
A construção do jogo de tabuleiro “Aprende a proteger o ar” foi desenvolvido com foco na aprendizagem ativa. Começamos por conversar em grande grupo sobre o tema, relembrado conteúdos que já tinham sido abordados anteriormente. Depois reunimos ideias sobre como seria o jogo e o tabuleiro. Numa fase seguinte, os alunos definiram o nome do jogo, os objetivos, as regras, os tipos de casas (verdes, vermelhas, bónus e armadilhas) e os materiais necessários.
Posteriormente, iniciou-se a construção das cartas, sendo que cada aluno dava uma ideia e escrevia a mesma no quadro.
Numa fase final, os alunos pintaram as cartas verdes e vermelhas e recortaram as mesmas. Escolheram os peões de jogo e decoraram a caixa para colocar o tabuleiro e todos os materiais necessários.
Todos os alunos mostraram entusiasmo pela construção do jogo, envolvendo-se na atividade e trabalhando em grupo, o que contribuiu para a construção de novos conhecimentos.