O ar que eu respiro | Trabalhos 2024/25 | JogAR

Escola Secundária José Estêvão (Aveiro)

Escalão: 2.º escalão (2.º e 3.º ciclos)

Idade(s) do(s) aluno(s):
Ana Silva, Cláudia Finisterra, João Cruz, Marcelo Gonçalves, Mateus Rodrigues, Tiago Crespo e Guilherme Sousa , com idades compreendidas entre os 13 a 14 anos.

Título do jogo:
Atmosfera em Alerta

Regras do jogo:
O objetivo deste jogo é ajudar o planeta a tornar-se menos poluente, para tal, o jogador deverá responder a 4 sequências de questões sobre poluição atmosférica e/ou comportamentos sustentáveis.
No final do jogo cada jogador poderá obter: 4 maçãs, 4 copos de leite, 4 gotas de petróleo e 4 moléculas de dióxido de carbono.
1- Para começar o jogo é necessário clicar na tábua de madeira que tem escrito: “Início “
2- Após clicar nessa tábua, aparecerão 4 caixas, 3 com o seguinte símbolo “?” e 1 com um desenho de uma árvore o jogador deverá clicar na que contém o desenho.
3- Clicando nessa caixa o jogador será levado para um slide com uma pergunta sobre a poluição atmosférica. Para avançar o jogador deverá clicar na tábua de madeira que contém a resposta correta, após selecionada a pergunta correta o jogador irá coletar uma maçã.
4- Após concretizar a primeira sequência de perguntas, o jogador será levado outra vez para o slide com as 4 caixas, agora existirão: 1 com o desenho da árvore com um certo, 2 com sinais de interrogação e 1 com uma vaca. O jogador deverá clicar na caixa que contém a vaca.
5- Clicando nessa caixa o jogador será levado para um slide com uma pergunta sobre a poluição atmosférica, existirão 4 slides assim (nesta sequência). Para avançar o jogador deverá clicar na tábua de madeira que contém a resposta correta, após selecionada a pergunta ,se estiver correta, devem clicar na luva e coletar o copo de leite.
6- Após concretizar a segunda sequência de perguntas, o jogador será levado novamente para o slide com as 4 caixas, agora existirão: 1 com o desenho da árvore com um certo, 1 com um sinal de interrogação, 1 com uma vaca com um certo e uma 1 com um desenho de um combustível. O jogador deverá clicar na caixa que contém o combustível.
7- Clicando nessa caixa o jogador será levado para um slide com uma pergunta sobre a poluição atmosférica, existirão 4 slides assim (nesta sequência). Para avançar o jogador deverá clicar na tábua de madeira que contém a resposta correta, após selecionada a pergunta ,se estiver correta, devem clicar na luva e coletar a gota preta.
8- Após concretizar a terceira sequência de perguntas, o jogador será levado outra vez para o slide com as 4 caixas, agora existirão: 1 com o desenho da árvore com um certo, 1 com uma vaca com um certo, 1 com um combustível com um certo e uma 1 com um desenho de um vulcão. O jogador deverá clicar na caixa que contém o vulcão.
9- Clicando nessa caixa o jogador será levado para um slide com uma pergunta sobre a poluição atmosférica, existirão 4 slides assim (nesta sequência). Para avançar o jogador deverá clicar na tábua de madeira que contém a resposta correta, após selecionada a pergunta ,se estiver correta, devem clicar na luva e coletar o gás dióxido de carbono.
Após conseguir responder a todas as questões, o jogador terá conseguido ajudar o planeta a ser menos poluente.

Fotografias do jogo e peças do jogo:

Memória descritiva:
Este desafio foi desenvolvido em articulação com as disciplinas de Físico-Química e Cidadania e Desenvolvimento, Geografia e Ciências Naturais e consiste em criar jogos (físicos ou digitais) sobre o tema o Ar que Eu Respiro, com o objetivo de estimular o aumento da literacia relativamente à qualidade do ar. A turma K do 8ºano, foi dividida em várias equipas de trabalho, tendo todas as equipas criado um jogo diferente, dos quais foi selecionado um jogo para submeter a concurso representando a escolas Secundária José Estêvão.
O desenvolvimento deste projeto envolveu várias fases:
1ª Pesquisa sobre os principais poluentes do ar, fontes de poluição ambiental e as respetivas consequências ambientais, hábitos para promover um bom Ar e identificar medidas que minimizem a poluição atmosférica;
2ª Planificação e criação dos jogos e respetivas regras;
3ª Visita à fábrica da Sanindusa, para conhecer medidas de minimização da poluição atmosférica em contexto industrial;
4ª Participação no jogo online – o Ar que eu respiro, tendo uma aluna da turma ganho o 3ºlugar;
5ª Aplicação do jogo em turmas piloto (12ºE e 7ºA);
6ª Seleção e submissão de um dos jogos para concurso do ABAAE.