Colégio Oceanus (Vila Nova de Gaia)
Escalão: 1.º escalão (jardins de infância e 1.º ciclo)
Idade(s) do(s) aluno(s):
O Desafio JogAR foi desenvolvido pela turma do 2.º ano do Colégio Oceanus. A turma tem 25 alunos com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos.
Título do jogo:
Uma Viagem pela Poluição do Ar
Regras do jogo:
Dos 4 jogos na turma criados selecionou-se um para apresentar: "Uma Viagem pela Poluição do Ar"
Jogo de tabuleiro é uma espécie de jogo da glória, existem piões, um dado e cartas mistério com questões de escolha múltipla e verdadeiro e falso. Os jogadores lançam o dado e dependendo da casa onde colherem devem observar as regras e cumprir com a respetiva indicação.
Vence quem chegar primeiro ao final do tabuleiro.
As regras do jogo são as seguintes:
1.ª Na casa 15 tira uma carta mistério e responde à questão.
2.ª Na casa 5 vais para a casa 8.
3.ª Na casa 63 foste para o meio do oceano. Se acertares na carta mistério voltas ao jogo, senão volta para o início.
4.ª Na casa 36 vais para a casa 63.
5.ª Na casa 25 vais para a casa 45.
6.ª Na casa 11 foste apanhado pelo coração e vais para a casa 44.
7.ª Na casa 57 tira uma carta mistério e responde à questão.
Fotografias do jogo e peças do jogo:
Memória descritiva:
O Desafio “JogAR – O Jogo do Ar” foi desenvolvido pela turma do 2.º ano, no âmbito da promoção da literacia ambiental, com especial foco na qualidade do ar. Através de uma abordagem lúdico-pedagógica, procurou-se desenvolver nos alunos uma consciência crítica e responsável relativamente às causas, consequências e soluções da poluição atmosférica, promovendo a interdisciplinaridade e metodologias ativas.
Este projeto surgiu da necessidade de trabalhar competências de educação ambiental de forma significativa e motivadora, aliando o conhecimento científico à criatividade e ao espírito colaborativo, promovendo a aprendizagem através da gamificação.
O projeto articula-se com diversas áreas curricularesdo 1.º ciclo, nomeadamente:
Estudo do Meio (NSS): compreensão do meio natural e social, identificação de fatores de poluição, causas e consequências, e comportamentos promotores da saúde e do ambiente;
Português: desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita (na formulação de perguntas, desafios e regras);
Matemática: aplicação de noções de contagem, sequências e lógica nos desafios e estruturação do jogo;
Expressões Artísticas: criação gráfica do jogo (tabuleiro, piões, dados) e representação simbólica;
Cidadania e Desenvolvimento: promoção de valores como a responsabilidade ambiental, cooperação, participação e respeito pelo ambiente.
O projeto foi delineado em várias fases, respeitando os princípios da metodologia de trabalho por projetos e de articulação de saberes:
Fase de motivação:
Iniciou-se com uma discussão orientada em torno de questões como “O que é a poluição do ar?”, “Quais são os principais poluentes?”, “Que soluções existem?” e “Qual o papel do ser humano?”. Este momento de reflexão promoveu o pensamento crítico e a formulação de ideias iniciais.
Chuva de ideias: Recolheram-se as contribuições dos alunos que, em conjunto, organizaram os principais conceitos e dúvidas sobre o tema. Esta dinâmica permitiu levantar hipóteses e direcionar a investigação.
Investigação orientada: Os alunos pesquisaram, discutiram e visualizaram vídeos, com o apoio da professora e materiais adequados à faixa etária, os principais poluentes do ar, os seus efeitos na saúde e no ambiente, bem como as formas de os minimizar.
Fase de concretização
Criação de jogos como forma de consolidação e mobilização dos conhecimentos adquiridos.
Cada aluno foi incentivado a criar um protótipo de jogo educativo sobre a temática da qualidade do ar.
Numa votação democrática, foram selecionados quatro jogos para serem desenvolvidos em pequenos grupos.
Os grupos planificaram e construíram os seus jogos, incluindo:
Criação do tabuleiro, dos piões e do dado;
Formulação de desafios do tipo “verdadeiro ou falso”, perguntas de resposta curta e atividades de desenho;
Definição das regras do jogo;
Escolha do título e apresentação à turma e à comunidade escolar no Dia da Família (Open Day).
Os jogos foram posteriormente testados e partilhados entre grupos, promovendo a autoavaliação e o reforço da aprendizagem por entreajuda.
Avaliação
Observação contínua das aprendizagens, participação, empenho e criatividade dos alunos.
Observou-se e registou-se:
Um elevado envolvimento emocional e cognitivo;
A consolidação dos conhecimentos sobre poluição do ar;
O desenvolvimento de competências sociais, como cooperação, partilha e respeito pela opinião dos outros;
A valorização do trabalho em grupo e do pensamento crítico e criativo.
O projeto contribuiu também para a construção de uma atitude mais consciente e proativa relativamente à proteção do ambiente, de uma forma lúdica e interativa.
O projeto “JogAR – O Jogo do Ar” revelou-se uma estratégia eficaz e envolvente para trabalhar temas complexos como a qualidade do ar com alunos do 2.º ano, recorrendo ao jogo como ferramenta pedagógica. Através da articulação entre áreas disciplinares, promoveu-se uma aprendizagem integrada, significativa e duradoura, desenvolvendo nos alunos o gosto por aprender e por proteger o planeta.
Nota: no link do jogo é possível observar todo o projeto e respetivos produtos finais.