Escola Rumo ao Futuro (Entroncamento)
Escalão: 1.º escalão (jardins de infância e 1.º ciclo)
										Idade(s) do(s) aluno(s):
9/10 anos
                                    
										Título do jogo:
Jogo da Memória: Poluição do Ar
                                    
										Regras do jogo:
Objetivo do Jogo 
Encontrar e formar pares de cartas com: 
•	Um problema ambiental relacionado à poluição do ar. 
•	Uma solução sustentável correspondente. 
???? Número de Jogadores 
•	De 1 a 4 jogadores (ou mais, em equipes). 
???? Preparação 
1.	Baralhar as cartas e coloque-as viradas para baixo, organizadas por filas. 
2.	Cada jogador joga com atenção, memória e respeito. 
▶️ Como Jogar 
1.	Na sua vez, vire duas cartas: 
o	Se as cartas formarem um par (problema + solução correspondente), o jogador fica com o par e joga novamente. 
o	Se as cartas forem diferentes, o jogador vira-as novamente para baixo, no mesmo lugar, e passa a vez. 
2.	Os jogadores devem observar e memorizar a posição das cartas para facilitar jogadas futuras. 
???? Final do Jogo 
•	O jogo termina quando todos os pares forem encontrados. 
•	Vence quem tiver formado o maior número de pares. 
???? Dica para Sala de Aula ou Atividades Educativas 
•	Após cada par encontrado, o jogador pode ser incentivado a explicar o problema e a solução. 
•	Professores podem usar o jogo para discussões em grupo sobre poluição do ar e meio ambiente.
                                    
Fotografias do jogo e peças do jogo:
										Memória descritiva:
Selecionamos este jogo ”Jogo da Memória: Poluição do Ar"  porque achamos importante a tomada de consciência dos alunos para as causas e consequências da Poluição do Ar. Esta atividade, consistiu numa primeira abordagem, na visualização de filmes, em paralelo com temas abordados na disciplina de Estudo do Meio, de forma a que os alunos tivessem o conhecimento necessário para a realização do jogo. De seguida, definiram-se objetivos e a forma como iriam jogar. 
A escolha do jogo foi  feita pelos alunos, uma vez que é um jogo conhecido pela maioria das crianças. Surgindo, neste contexto, a ideia de adaptar o jogo da memória ao tema do programa Eco-escolas que tem como objetivo fazer corresponder uma solução sustentável a um problema ambiental relacionado com a poluição do ar.
                                    
 
                    