Escola Básica e Secundária de Campo (Valongo)
Escalão: 3º escalão (secundário, profissional e superior)
Idade(s) do(s) aluno(s):
Entre os 15 e os 17 anos.
Título do jogo:
Justiceiros do Ar
Regras do jogo:
O jogo é constituído por 4 etapas.
É intuitivo.
Cada etapa, tem um conjunto de questões diferentes (escolha múltipla, verdadeiro/falso e preenchimento de espaços).
Em cada etapa, após resposta correta (permite repetir, no caso de darem a resposta errada), é conquistada uma moeda.
Na quarta etapa, deverão escolher a pedra certa para saltar, sendo que o deverão fazer por tentativa e erro.
No total são 4 moedas, o que permite “escapar” e ser um Justiceiro do Ar.
Fotografias do jogo e peças do jogo:
Memória descritiva:
Este jogo foi desenvolvido por alunos do 10º ano do Curso Profissional de Informática - Instalação e Gestão de Redes, com a supervisão das professoras das disciplinas de Área de Integração e Fundamentos de Informática.
A idade dos alunos situa-se entre os 15 e os 17 anos.
Foi decidido, desde o início, que seria um jogo digital para alunos do 1º ciclo (preferencialmente do 3º e 4º ano).
Após pesquisa e seleção de informação, definição do logótipo (gerado por IA), foi decidido desenvolver o jogo com a plataforma Genially (plataforma online que permite desenvolver conteúdo interativo e animado).
Houve a preocupação, por parte dos alunos, que o jogo fosse didático, divertido e dinâmico. Didático, na medida em que permite a aprendizagem por tentativa e erro (uma vez que o aluno só avança quando dá a resposta correta, podendo repetir em caso de erro). Dinâmico e divertido, porque é condição essencial para a motivação e, portanto, para a aprendizagem.
Decidiram que iriam elaborar um Escape Room.
Este tipo de jogo, permite várias etapas e diferentes tipos de questões, assim como, vários elementos interativos e com “recompensa” final.
Os alunos da turma foram muito participativos e entusiásticos.
Assim, o jogo foi sendo aperfeiçoado ao longo do tempo, com a introdução de questões com maior nível de complexidade e imagens apropriadas à faixa etária dos alunos, ou seja, o jogo foi sendo melhorado, com a contribuição de todos os alunos e testado com crianças para ver se era do agrado do público-alvo.