Jardim-Escola João de Deus - Braga (Braga)
Escalão: 1.º escalão (jardins de infância e 1.º ciclo)
										Idade(s) do(s) aluno(s):
8 e 9 anos (3.º ano)
                                    
										Título do jogo:
Missão Ar + Limpo
                                    
										Regras do jogo:
Objetivo do Jogo: 
Percorrer o caminho do tabuleiro, do Início ao Fim, realizando boas ações e respondendo às questões para melhorar a qualidade do ar e aprendendo mais sobre o meio ambiente. Ganha quem chegar primeiro ao Fim, ajudando a limpar o ar da cidade! 
Material necessário: 
- Tabuleiro do jogo “Missão Ar Limpo” (com 28 casas coloridas) 
- Peças (1 rolha de cortiça por jogador); 
- Dado (1); 
- Um jogador permanece sempre no banco das cartas e é ele que mostra as cartas aos jogadores e lê as questões que se encontram nas cartas brancas. As resposta dadas pelos jogadores são avaliadas pelo jogador do banco que cartas, uma vez que cada carta branca contem a questão e a solução da mesma. As mesmas devem ser sempre lidas em voz alta! 
- Cartas: 
  - Vermelhas: agentes poluentes (recua uma casa) 
  - Amarelas: consequências da poluição (fica uma vez sem jogar) 
  - Verdes: Boa práticas ambientais (avança três casa) 
   - Brancas: Questões ambientais (se o jogador responder corretamente permanence na casa em que se encontra, se responder incorretamente, ou não souber a resposta recua três casas. 
Como jogar: 
1. Cada jogador escolhe uma peça e coloca na casa 1 (Início). 
2. Joga-se o dado para decidir quem começa (quem tirar o maior número). 
3. Os jogadores jogam o dado em turnos e andam o número de casas indicado. 
4. A cor da casa onde o jogador parar indica o que fazer: 
•	- Casa Verde (boas práticas): Você fez uma ação positiva! Recebe uma carta verde. Avance 3 casas. 
•	- Casa Amarela (consequêcias): Recebe uma Carta Amarela e perde a vez de jogar. 
•	- Casa Vermelha (agentes poluentes): Recebe uma Carta Vermelha e recua uma casa. 
•	 - Casa Branca: se o jogador responder corretamente à questão lida pelo jogador do banco de cartas, permanence na casa em que se encontra, se responder incorretamente recua três casa. O professor/ educador deve auxiliar o jogador do banco de cartas. 
Nota: Quando um jogador avança ou recua depois de ter retirado uma carta, não volta a tirar outra carta da cor em passa a se encontrar. As cartas retiradas são sempre lidas em voz alta pelo jogador do banco de cartas e depois são colocadas novamente por baixo do baralho da respetiva cor a que pertencem. 
5. O primeiro jogador a chegar exatamente na casa (Fim) vence a partida! 
Dicas para os Educadores/ Professores: 
- As perguntas e ações podem ser adaptadas conforme a turma. 
- Reforce os conceitos discutidos durante o jogo com conversas em sala. 
- Estimule a cooperação e o respeito às regras.
                                    
Fotografias do jogo e peças do jogo:
										Memória descritiva:
O presente trabalho tem como objetivo sensibilizar os alunos do 1.º ciclo para a importância da qualidade do ar e os impactos da poluição atmosférica na saúde e no ambiente. Foi criado um jogo didático intitulado “Missão Ar+Limpo”, onde as crianças aprendem a identificar os principais poluentes do ar, as suas fontes, as consequências da poluição e possíveis soluções para melhorar o ambiente. 
O jogo inclui um tabuleiro com um percurso de casas coloridas e cartões ilustrativos divididos em quatro categorias: poluentes (vermelho), consequências (amarelo); boas práticas ambientais (verde) e branca (questões e soluções às questões ambientais). À medida que avançam no jogo, os alunos enfrentam desafio e aprendem estratégias para proteger o ar que respiram. 
Este recurso pedagógico permite desenvolver competências de cidadania, espírito crítico e consequência ambiental, contribuindo para a formação de crianças mais informadas e responsáveis. 
O jogo utilizou materiais de desperdício, tais como rolhas de cortiça e papel reciclado, assim como grande parte das ilustrações foram feitas pelos alunos da turma, de forma a reduzir a pegada ecológica.
                                    
 
                    