Escola EB 2,3 Dr. António Augusto Louro (Seixal)
Escalão: 2.º escalão (2.º e 3.º ciclos)
										Idade(s) do(s) aluno(s):
Entre os 10 a 12 anos
                                    
										Título do jogo:
Monopólio do Ambiente
                                    
										Regras do jogo:
- Distribuição de 10 símbolos eco escolas pelos jogadores. 
- Lançar dado, o jogador com maior número inicia o jogo. 
- Lançar dado, e andar o número de casas. 
- Na casa do ponto de interrogação são feitas questões sobre a sustentabilidade do ar.  
- Ao responder correto, avança no jogo.  Ao errar retrocede três casas ou entrega dois símbolos eco escolas e fica na mesma casa. 
- O primeiro jogador a chegar à casa de chegada com maior número de símbolos eco escolas, ganha o jogo.
                                    
Fotografias do jogo e peças do jogo:
										Memória descritiva:
Esta atividade foi realizada pelas turmas A, B, C e D e F do 5.º ano da Escola Básica Dr. António Augusto Louro e teve como principal metodologia de trabalho, o trabalho colaborativo e a interdisciplinaridade, foi igualmente priorizada a reutilização de materiais. Participaram as disciplinas de CN, EV, ET, OA (Oficina de Artes), Matemática e Português. Nas turmas A, B, C e D foram realizados uma média por turma de quatro jogos. 
Na turma F foi elaborado apenas um jogo na turma, cada grupo de alunos ficou responsável pela elaboração de um dos elementos do jogo. 
No final procedeu-se à eleição de um dos jogos para o concurso. 
Em todas as turmas foram adotadas as seguintes metodologias de trabalho. 
Na disciplina de Ciências Naturais os alunos, organizados em pares, elaboraram cinco questões de escolha múltipla ou verdadeiro/ falso sobre as seguintes temáticas :  Principais poluentes do ar;  Fontes da poluição do ar e Consequências e efeitos da poluição atmosférica. 
Ao mesmo tempo, os professores de EV, ET e Oficina de artes sensibilizaram os alunos para a recolha de materiais de desperdício como cartões diversos e embalagens para a realização de tabuleiros, peões e dados. 
Em OA foi ainda feita uma reflexão com os alunos sobre os benefícios para a saúde mental dos jogos de tabuleiro 
Fizeram nestas disciplinas projetos para a forma do tabuleiro/ percurso do jogo, ilustração do tabuleiro e das cartas.  
Na disciplina de matemática, elaboraram os peões e os dados, após o estudo da planificação do cubo e da pirâmide quadrangular. 
Passaram à fase de construção dos restantes elementos, nomeadamente das cartas com as questões sobre o ar, e à elaboração de regras para os jogos na disciplina de português. 
Finalmente, testaram os jogos com muito divertimento e aprendizagem!
                                    
 
                    