O ar que eu respiro | Trabalhos 2024/25 | JogAR

Escola Básica de Vendas Novas nº2 (Vendas Novas)

Escalão: 1.º escalão (jardins de infância e 1.º ciclo)

Idade(s) do(s) aluno(s):
Pré-Escolar (dos 3 aos 6 anos).

Título do jogo:
Título do Jogo:” Adivinha…o que é?”

Regras do jogo:
Regras do Jogo: (2 ou 3 jogadores).
 Preparação do Jogo
- Três bases de apoio, plastificadas, representando 3 planetas diferentes (“Problema”, “Consequência” e “Solução”).
- Três conjuntos de cartões, correspondendo cada conjunto a “Problema”, “Consequência” e “Solução”. Na parte de trás de cada cartão encontra-se a imagem de um planeta, correspondendo á respetiva categoria.
- Três faixas de goma eva ajustáveis para a cabeça.
 Descrição e regras do Jogo
- Cada jogador tira um cartão, correspondendo a “Problema”, colocando-o no apoio ajustável que tem na cabeça. Deverá colocar o cartão de forma a que o(os) outro(os) jogador(es) consigam ver a imagem.
- De seguida, um jogador de cada vez, fornece uma pista para que o outro jogador possa adivinhar. À medida que forem adivinhando, os cartões deverão ser colocados na base de apoio de cada jogador, associando ao respetivo planeta.
- Os jogadores passam para a “Consequência” após identificarem todos os “Problemas”.
- Tal como no início do jogo, cada jogador, um de cada vez, dará uma pista afim de identificarem a “Consequência”.
- O jogo transita para a “Solução”, após todas as “Consequências” estarem identificadas, e as imagens colocadas na base de apoio de cada jogador.
- O vencedor do jogo será o 1º jogador a preencher a sua base de apoio com seis imagens (duas imagens em cada planeta).

Fotografias do jogo e peças do jogo:

Memória descritiva:
Memória descritiva
Como ponto de partida, para a elaboração do trabalho em formato de jogo didático “Adivinha… o que é?” foi explorada a história: “O dia em que a mata ardeu”, de José Fanha.
Posteriormente, em momentos de grande grupo, partilharam-se ideias, experiências e opiniões. O interesse manifestado pelas crianças foi sustentado pela pesquisa de informação na Biblioteca Escolar, e através de visualização de diversos vídeos no Youtube.
Havendo semanalmente e fazendo parte das Tarefas de Sala, dois “Ajudantes do Planeta” responsáveis (entre outras funções) pela ida ao Ecoponto, foram também aspetos que contribuíram para a elaboração do referido jogo.
Com a colaboração das crianças foram selecionadas as imagens a utilizar, com recurso á internet, a preparação dos elementos do jogo (recorte, colagem e pintura), e as descobertas de diferentes possibilidades de jogar.
Entre várias atividades realizadas e diversas aprendizagens adquiridas, desenvolveu-se de forma lúdica e criativa, o conhecimento das temáticas relacionadas com a poluição atmosférica e a qualidade do ar ambiente, identificando medidas a adotar na promoção de bons hábitos.