Escola Básica de Vendas Novas nº2 (Vendas Novas)
Escalão: 1.º escalão (jardins de infância e 1.º ciclo)
										Idade(s) do(s) aluno(s):
Pré-Escolar (dos 3 aos 6 anos).
                                    
										Título do jogo:
Título do Jogo:” Adivinha…o que é?”
                                    
										Regras do jogo:
Regras do Jogo: (2 ou 3 jogadores). 
	Preparação do Jogo  
          - Três bases de apoio, plastificadas, representando 3 planetas diferentes (“Problema”, “Consequência” e “Solução”).  
          - Três conjuntos de cartões, correspondendo cada conjunto a “Problema”, “Consequência” e “Solução”. Na parte de trás de cada cartão encontra-se a imagem de um planeta, correspondendo á respetiva categoria. 
         - Três faixas de goma eva ajustáveis para a cabeça. 
	Descrição e regras do Jogo  
      - Cada jogador tira um cartão, correspondendo a “Problema”, colocando-o no apoio ajustável que tem na cabeça. Deverá colocar o cartão de forma a que o(os) outro(os) jogador(es) consigam ver a imagem. 
      - De seguida, um jogador de cada vez, fornece uma pista para que o outro jogador possa adivinhar. À medida que forem adivinhando, os cartões deverão ser colocados na base de apoio de cada jogador, associando ao respetivo planeta. 
      - Os jogadores passam para a “Consequência” após identificarem todos os “Problemas”. 
      - Tal como no início do jogo, cada jogador, um de cada vez, dará uma pista afim de identificarem a “Consequência”. 
      - O jogo transita para a “Solução”, após todas as “Consequências” estarem identificadas, e as imagens colocadas na base de apoio de cada jogador. 
     - O vencedor do jogo será o 1º jogador a preencher a sua base de apoio com seis imagens (duas imagens em cada planeta).
                                    
Fotografias do jogo e peças do jogo:
										Memória descritiva:
Memória descritiva 
Como ponto de partida, para a elaboração do trabalho em formato de jogo didático “Adivinha… o que é?” foi explorada a história: “O dia em que a mata ardeu”, de José Fanha. 
Posteriormente, em momentos de grande grupo, partilharam-se ideias, experiências e opiniões. O interesse manifestado pelas crianças foi sustentado pela pesquisa de informação na Biblioteca Escolar, e através de visualização de diversos vídeos no Youtube. 
Havendo semanalmente e fazendo parte das Tarefas de Sala, dois “Ajudantes do Planeta” responsáveis (entre outras funções) pela ida ao Ecoponto, foram também aspetos que contribuíram para a elaboração do referido jogo. 
Com a colaboração das crianças foram selecionadas as imagens a utilizar, com recurso á internet, a preparação dos elementos do jogo (recorte, colagem e pintura), e as descobertas de diferentes possibilidades de jogar. 
Entre várias atividades realizadas e diversas aprendizagens adquiridas, desenvolveu-se de forma lúdica e criativa, o conhecimento das temáticas relacionadas com a poluição atmosférica e a qualidade do ar ambiente, identificando medidas a adotar na promoção de bons hábitos.
                                    
 
                    