Centro Escolar Salgueiro Maia (Santarém)
Escalão: 1.º escalão (jardins de infância e 1.º ciclo)
										Idade(s) do(s) aluno(s):
10 anos
                                    
										Título do jogo:
O Jogo do AR
                                    
										Regras do jogo:
8.	Regras de funcionamento do jogo: 
- O ecrã apresenta várias nuvens (caixas interativas). 
- Cada nuvem esconde uma imagem relacionada com o tema da poluição do ar. 
- O aluno clica numa nuvem para a abrir. 
- A imagem aparece, juntamente com três opções de resposta: 
           a) É uma fonte de poluição do ar; 
           b) É um efeito da poluição do ar; 
           c) É uma possível solução para o problema. 
- O aluno deve selecionar a opção correta com base na imagem. 
- Existe feedback imediato (correto/incorreto). 
- Este modelo não tem sistema de pontuação nem ranking. 
- O foco está na exploração e aprendizagem, não na competição. 
- Os alunos podem abrir as nuvens na ordem que quiserem. 
- Não há sequência obrigatória.
                                    
Fotografias do jogo e peças do jogo:
										Link do jogo:
                                    
										Memória descritiva:
- O trabalho consistiu na criação de um jogo didático digital, desenvolvido na plataforma Wordwall, com o objetivo de sensibilizar para a problemática da poluição atmosférica. O jogo é composto por imagens que representam:  
- Fontes de poluição do ar (ex: fábricas, veículos, queimadas); 
- Efeitos da poluição atmosférica (ex: chuva ácida, doenças respiratórias, aquecimento global); 
- Soluções para o problema (ex: uso de transportes públicos, energias renováveis, reciclagem). 
- O jogo desafia os participantes a identificar corretamente cada imagem e classificá-la numa das três categorias: Fonte, Efeito ou Solução. 
Metodologia Utilizada 
- Investigação inicial: os alunos realizaram pesquisas sobre os principais poluentes atmosféricos, suas fontes, efeitos e possíveis soluções. 
- Seleção de conteúdos: os alunos selecionaram imagens representativas e redigiram pequenas descrições para cada uma. 
- Criação do jogo: coletivamente, utilizaram a plataforma Wordwall para montar o jogo, escolhendo o formato mais adequado (ex: “Classificação em grupos”; “Jogo de correspondência” ou “Abre a caixa”). 
- Testes e Ajustes: o jogo foi testado por outros colegas e ajustado com base no feedback recebido. 
	Envolvimento dos Alunos: 
- Os alunos participaram ativamente em todas as fases do projeto, desde a pesquisa até à construção do jogo. Demonstraram um grande entusiasmo, espírito de equipa e criatividade. A atividade permitiu desenvolver competências digitais, científicas e de cidadania. 
	Objetivos do jogo: 
- Exploração de vocabulário; 
- Revisão de conteúdos; 
- Sensibilização ambiental; 
- Estímulo à oralidade. 
	Resultados e Impacto: 
- Os alunos mostraram-se motivados e conscientes da importância de adotar comportamentos sustentáveis.
                                    
 
                    