Colégio Heliântia (Vila Nova de Gaia)
Escalão: 2.º escalão (2.º e 3.º ciclos)
										Idade(s) do(s) aluno(s):
10 a 12 anos
                                    
										Título do jogo:
Jog(ar)!
                                    
										Regras do jogo:
REGRAS DO JOGO 
Objetivo do Jogo 
Programar o robô SuperDoc até o final do tabuleiro, aprendendo sobre a poluição do ar, as suas causas, consequências e formas de prevenção. 
Como Jogar? 
Os jogadores organizam-se em equipas ou individualmente, dependendo do número de participantes. 
Posicionam o robô SuperDoc na casa “Partida” do tabuleiro. 
Cada jogador ou equipa, lança o dado. 
Com base no número sorteado, o jogador deve programar o robô SuperDoc corretamente para que ele avance as casas correspondentes, permitindo trabalhar o raciocínio lógico e o pensamento computacional durante o percurso. 
Ao parar numa casa de determinada cor, o jogador lê o desafio/ pergunta, em voz alta, e cumpre o que está lá enunciado. 
Ganha quem programar o robô SuperDoc e chegar primeiro ao final do tabuleiro, mostrando domínio do conteúdo e habilidade na programação.
                                    
Fotografias do jogo e peças do jogo:
										Memória descritiva:
JOG(AR): Memória descritiva 
O jogo Jog(ar) foi desenvolvido com o objetivo de sensibilizar os participantes sobre os diferentes níveis de qualidade do ar e as suas consequências. Através de desafios, questões e atividades, os jogadores exploram de forma lúdica temas relacionados à poluição atmosférica, as suas causas, consequências e possíveis soluções. 
O tabuleiro é composto por casas que representam quatro categorias distintas, cada uma com sua cor específica: 
Categoria Vermelha (Ar Muito Poluído): Desafios que abordam situações extremas de poluição do ar, seus impactos na saúde humana e no meio ambiente. 
Categoria Amarela (Ar Poluído): Desafios que retratam situações de poluição moderada, fontes poluidoras e hábitos que contribuem para agravar a qualidade do ar. 
Categoria Verde (Ar Limpo): Desafios e informações que valorizam boas práticas e iniciativas para manter o ar limpo, promovendo atitudes sustentáveis. 
Categoria Azul (Perguntas/Desafios): Cartas com questões variadas e desafios interativos sobre a temática da poluição do ar, estimulando o raciocínio e a participação. 
Materiais Utilizados 
Os alunos foram responsáveis por elaborar as frases e questões utilizadas nos cartões de cada categoria, promovendo o protagonismo e a pesquisa ativa. Os cartões foram posteriormente criados no Canva, utilizando elementos gráficos para facilitar a identificação das categorias e tornar o jogo visualmente atrativo. Após a finalização, os cartões foram impressos e plastificados, garantindo maior durabilidade e qualidade no manuseio.
                                    
 
                    