O ar que eu respiro | Trabalhos 2024/25 | JogAR

Colégio Heliântia (Vila Nova de Gaia)

Escalão: 2.º escalão (2.º e 3.º ciclos)

Idade(s) do(s) aluno(s):
10 a 12 anos

Título do jogo:
Jog(ar)!

Regras do jogo:
REGRAS DO JOGO
Objetivo do Jogo
Programar o robô SuperDoc até o final do tabuleiro, aprendendo sobre a poluição do ar, as suas causas, consequências e formas de prevenção.
Como Jogar?
Os jogadores organizam-se em equipas ou individualmente, dependendo do número de participantes.
Posicionam o robô SuperDoc na casa “Partida” do tabuleiro.
Cada jogador ou equipa, lança o dado.
Com base no número sorteado, o jogador deve programar o robô SuperDoc corretamente para que ele avance as casas correspondentes, permitindo trabalhar o raciocínio lógico e o pensamento computacional durante o percurso.
Ao parar numa casa de determinada cor, o jogador lê o desafio/ pergunta, em voz alta, e cumpre o que está lá enunciado.
Ganha quem programar o robô SuperDoc e chegar primeiro ao final do tabuleiro, mostrando domínio do conteúdo e habilidade na programação.

Fotografias do jogo e peças do jogo:

Memória descritiva:
JOG(AR): Memória descritiva
O jogo Jog(ar) foi desenvolvido com o objetivo de sensibilizar os participantes sobre os diferentes níveis de qualidade do ar e as suas consequências. Através de desafios, questões e atividades, os jogadores exploram de forma lúdica temas relacionados à poluição atmosférica, as suas causas, consequências e possíveis soluções.
O tabuleiro é composto por casas que representam quatro categorias distintas, cada uma com sua cor específica:
Categoria Vermelha (Ar Muito Poluído): Desafios que abordam situações extremas de poluição do ar, seus impactos na saúde humana e no meio ambiente.
Categoria Amarela (Ar Poluído): Desafios que retratam situações de poluição moderada, fontes poluidoras e hábitos que contribuem para agravar a qualidade do ar.
Categoria Verde (Ar Limpo): Desafios e informações que valorizam boas práticas e iniciativas para manter o ar limpo, promovendo atitudes sustentáveis.
Categoria Azul (Perguntas/Desafios): Cartas com questões variadas e desafios interativos sobre a temática da poluição do ar, estimulando o raciocínio e a participação.
Materiais Utilizados
Os alunos foram responsáveis por elaborar as frases e questões utilizadas nos cartões de cada categoria, promovendo o protagonismo e a pesquisa ativa. Os cartões foram posteriormente criados no Canva, utilizando elementos gráficos para facilitar a identificação das categorias e tornar o jogo visualmente atrativo. Após a finalização, os cartões foram impressos e plastificados, garantindo maior durabilidade e qualidade no manuseio.