O ar que eu respiro | Trabalhos 2024/25 | JogAR

Escola Secundária Camilo Castelo Branco (Vila Real)

Escalão: 3º escalão (secundário, profissional e superior)

Idade(s) do(s) aluno(s):
Elisa Fernandes (15 anos)
José Moreira (16 anos)

Título do jogo:
Desafios Respira +

Regras do jogo:
O "Desafios Respira +" é um jogo com uma série de mini jogos educativos, que desafiam os jogadores a aprender sobre a poluição atmosférica e a importância de adotar comportamentos sustentáveis. Cada desafio no jogo oferece uma maneira divertida e interativa de explorar o impacto da poluição do ar, com base em diferentes tipos de atividades, como verdadeiro ou falso, jogo da memória, correspondência, quiz e a melhor opção.
Verdadeiro ou Falso: O jogador deve identificar se uma afirmação sobre a poluição do ar é verdadeira ou falsa.
Jogo da Memória: O jogador deve fazer pares de cartas que apresentam informações sobre poluentes ou ações sustentáveis.
Correspondência: O jogador precisa associar poluentes atmosféricos a suas fontes ou consequências.
Quiz: O jogador responde a perguntas sobre poluição do ar e a melhor forma de agir para preservá-la.
A Melhor Opção: O jogador escolhe a ação mais eficaz para reduzir a poluição do ar em diferentes cenários.

Fotografias do jogo e peças do jogo:

Memória descritiva:
O projeto Desafios Respira + foi desenvolvido no âmbito do Laboratório de Ideias, um clube multidisciplinar da escola que promove a criatividade, o pensamento crítico e a aplicação prática de conhecimentos em diferentes áreas, como ciência, tecnologia, cidadania e artes. A iniciativa foi criada para responder ao desafio “O Ar que Eu Respiro”, do programa Eco-Escolas, com o objetivo de sensibilizar para a poluição atmosférica e fomentar comportamentos sustentáveis através da linguagem digital.
Metodologia Utilizada:
Exploração do tema
Os alunos iniciaram o projeto com uma pesquisa orientada sobre poluição do ar, tipos de poluentes, causas, consequências e estratégias para melhorar a qualidade do ar. Esta etapa serviu de base científica para os conteúdos dos jogos.
Planeamento e prototipagem
Em trabalho colaborativo, os alunos propuseram cinco mini jogos interativos com diferentes abordagens:
Verdadeiro ou Falso
Jogo da Memória
Correspondência
Quiz
A Melhor Opção
Foram esboçados os fluxos de jogo, as perguntas, respostas e regras para cada desafio.
Desenvolvimento técnico – Programação em HTML
Com orientação da professora, os alunos construíram o website e os jogos utilizando HTML, complementado por CSS para a parte visual e JavaScript em funcionalidades interativas. A programação foi realizada por etapas, com sessões práticas no clube onde se trabalharam conceitos como estrutura de páginas, botões interativos, manipulação de eventos e validação de respostas.
Testes e refinamento
Após a implementação inicial, os jogos foram testados por outros alunos da escola. Com base nas sugestões recebidas, foram feitas melhorias na interface, correções nos conteúdos e ajustes para garantir acessibilidade e fluidez.
Publicação e divulgação
O website foi publicado como um recurso educativo e interativo, sendo partilhado com a comunidade escolar através dos canais digitais da escola, do programa Eco-Escolas e em eventos internos.
Envolvimento dos Alunos:
Os alunos do Laboratório de Ideias estiveram envolvidos em todas as etapas do processo, desde a investigação científica até à programação do website. Demonstraram grande autonomia, criatividade e espírito de equipa. Este projeto reforçou o papel do clube como espaço de inovação, aprendizagem ativa e cruzamento entre tecnologia e sustentabilidade. A utilização da programação em HTML foi essencial para materializar as ideias dos alunos num produto funcional, apelativo e com impacto educativo.