O ar que eu respiro | Trabalhos 2024/25 | JogAR

Escola Artística e Profissional Árvore (Porto)

Escalão: 3º escalão (secundário, profissional e superior)

Idade(s) do(s) aluno(s):
15-18 anos

Título do jogo:
Guardiões do Ar

Regras do jogo:
“Guardiões do Ar” é um jogo de tabuleiro educativo sobre a qualidade do ar e a luta contra a poluição. Cada jogador representa uma região da cidade. O objetivo é ser o primeiro jogador a chegar ao final do percurso, dentro da sua região, superando desafios, eventos globais e tomando boas decisões ambientais. 
*Constituição do Jogo: *
-1 tabuleiro com 4 regiões (uma para cada jogador) 
-1 trilho individual por região  
-Cartas da Sorte, Azar e Desafios Ambientais 
-Peões (1 por jogador) e 1 pino mestre para o tabuleiro central 
-1 dado de 6 faces 
*Objetivo do Jogo*
O objetivo do jogo é ser o primeiro jogador a alcançar o fim do percurso da sua região, promovendo ações que melhorem a qualidade do ar. 
*Como Jogar ?*
- Cada jogador escolhe uma região e posiciona o seu peão no início do trilho individual 
- O pino mestre começa no tabuleiro central. Os jogadores lançam o dado para o movimentar. 
- Ao cair numa casa…: 
Casa de Avanço: o peão avança, na região escolhida, o número de casas indicado 
Casa de Retrocesso: o peão recua, na região escolhida, o número de casas indicado 
Casa de Carta (árvore): retirar uma carta da Sorte ou Azar e seguir as instruções 
Casa de Desafio Ambiental (?): retirar uma carta e responder a um desafio; se a resposta estiver correta, o peão avança, na sua região, o número de casas indicado, se a resposta estiver errada, o peão fica parado até à jogada seguinte 
- Casa de Evento Global (planeta): ler o evento e aplicar os efeitos a todos os jogadores. 
*Como Vencer ?*
-O primeiro jogador a alcançar o final do seu trilho individual é o vencedor. 
-Dicas e Recomendações :
*Estimular o debate sobre as cartas e desafios. 
*Adaptar as perguntas consoante a idade dos jogadores. 
*Utilizar o jogo como complemento em aulas de Ciências Naturais ou Cidadania. 

Fotografias do jogo e peças do jogo:

Memória descritiva:
1. Introdução / Enquadramento
No âmbito do desafio lançado pelo Programa Eco-Escolas intitulado “O Ar que Eu Respiro - JogAR”, os alunos, durante as aulas de Física, envolveram-se ativamente na criação de um jogo pedagógico, tendo como principal objetivo sensibilizar a comunidade escolar para a importância da qualidade do ar e para a adoção de comportamentos sustentáveis.
Este projeto integrou conhecimentos científicos sobre os poluentes atmosféricos e a sua influência na saúde e no ambiente. O resultado final foi a elaboração do jogo de tabuleiro “Guardiões do Ar”, selecionado entre várias propostas criadas pelos alunos.
2. Objetivos
- Sensibilizar a comunidade escolar para a importância da qualidade do ar e dos impactos da poluição atmosférica.
- Promover a educação ambiental através de uma atividade lúdica e interativa.
- Envolver os alunos no desenvolvimento criativo e científico de um projeto com impacto real.
- Estimular o trabalho colaborativo, o pensamento crítico e a responsabilidade ambiental.
3. Metodologia / Desenvolvimento
O projeto iniciou-se com a apresentação do desafio aos alunos, seguido de uma fase de investigação, em que todos os elementos da turma se envolveram na pesquisa sobre os principais poluentes atmosféricos, suas origens, consequências para a saúde e para o ambiente e medidas de mitigação.
Com base nesse conhecimento científico, os alunos passaram à fase de criação de jogos educativos. Divididos em pequenos grupos, desenvolveram tanto jogos digitais como jogos de tabuleiro, tendo como tema central a qualidade do ar.
Após a apresentação de todas as propostas perante a turma, foi feita uma votação democrática, tendo sido escolhido o jogo de tabuleiro “Guardiões do Ar” para representar o projeto no desafio Eco-Escolas.
Os alunos envolveram-se diretamente na materialização do jogo, incluindo:
- Desenho e design gráfico do tabuleiro de jogo (programa Photoshop)
- Desenho e design das cartas de jogo (programa Illustrator)
- Produção física do tabuleiro e peças, na oficina da escola
- Impressão e colagem dos componentes
- Elaboração das regras e dinâmicas do jogo
4. Resultados Obtidos
- Criação de um jogo de tabuleiro original e educativo: “Guardiões do Ar”.
- Mobilização e envolvimento ativo de toda a turma em todas as fases do projeto.
- Fortalecimento do conhecimento sobre os efeitos da poluição do ar e formas de proteção.
- Promoção do trabalho colaborativo, criatividade e pensamento ambientalmente responsável.
- Disseminação de boas práticas ambientais junto da comunidade escolar.
5. Conclusões
O projeto “Guardiões do Ar” demonstrou ser uma iniciativa significativa e motivadora para os alunos, unindo ciência, arte e educação ambiental de forma prática e inovadora. Através do jogo, os alunos não só aprenderam sobre os impactos da poluição do ar, mas também contribuíram para sensibilizar a comunidade escolar para práticas mais sustentáveis.
A experiência revelou o potencial da integração de temas ambientais em projetos interdisciplinares, evidenciando o papel fundamental da escola na formação de cidadãos conscientes e ativos no cuidado com o planeta.