O ar que eu respiro | Trabalhos 2024/25 | JogAR

Colégio da Areosa (Gondomar)

Escalão: 1.º escalão (jardins de infância e 1.º ciclo)

Idade(s) do(s) aluno(s):
5 e 6 anos

Título do jogo:
O Jogo do Eco-Escolas

Regras do jogo:
• Jogo realizado em equipas (entre 2 a 6 equipas).
• Jogadores com idades entre os 5 e os 100 anos.
• Todas as cartas são baralhadas e colocadas viradas para baixo.
• Cada equipa, na sua vez, retira uma carta e deve colocá-la no lado correspondente do tabuleiro: o Lado Poluído ou Lado Saudável.
• Se a equipa posicionar corretamente a carta, ganha 1 ponto.
• Um árbitro verifica e confirma se a carta foi colocada corretamente e se o ponto deve ser atribuído.
• Ganha a equipa que acumular o maior número de pontos no final do jogo.

Fotografias do jogo e peças do jogo:

Memória descritiva:
As crianças de 5 e 6 anos, que vão ingressar no 1.º ciclo no próximo ano letivo, participaram na criação de um jogo de tabuleiro sobre a qualidade do ar, no âmbito do desafio JogAR – O Jogo do Ar.
Fase 1 – Exploração dos conceitos:
Foram discutidos os conceitos de ar limpo, ar poluído, ar tóxico e ar saudável, bem como os principais fatores que afetam a qualidade do ar, como os transportes, as fábricas, as queimadas e a presença de árvores e espaços verdes.
Fase 2 – Definição do jogo:
As crianças sugeriram ideias para o jogo e foram organizadas em grupos com diferentes tarefas:
Grupo 1: definição das regras do jogo
Grupo 2: proposta de nomes para o jogo
Grupo 3: criação das cartas do Lado Saudável
Grupo 4: criação das cartas do Lado Poluído
Grupo 5: construção do tabuleiro do Lado Saudável
Grupo 6: construção do tabuleiro do Lado Poluído
Fase 3 – Votação do título:
Foram sugeridos quatro nomes, tendo sido o mais votado “O Jogo do Eco-Escolas”.
Fase 4 – Finalização e validação:
As regras foram revistas e os desenhos explicados pelas próprias crianças. Todos os materiais foram plastificados para garantir maior durabilidade.
Impacto:
O jogo está pronto a ser utilizado no dia a dia, promovendo, de forma lúdica, a aprendizagem de conceitos ambientais e o desenvolvimento de competências sociais. Embora tenha sido inicialmente sugerido para crianças a partir dos 5 anos, é considerado adequado a partir dos 3 anos, alinhando-se com os objetivos do projeto Eco-Escolas.