Escola Profissional de Aveiro - Unidade das Tecnologias (Sever do Vouga)
Escalão: 3º escalão (secundário, profissional e superior)
Idade(s) do(s) aluno(s):
17 a 20 anos
Título do jogo:
O ar que eu respiro
Regras do jogo:
-Cada jogador lança o dado e avança o número de casas correspondente.
-Ao cair numa casa com uma pergunta, o jogador deve responder corretamente para avançar. Respostas incorretas podem resultar em recuos.
-Casas especiais com escadas permitem avançar mais rapidamente, enquanto casas com cobras fazem o jogador recuar.
-O primeiro jogador a chegar ao final do tabuleiro é o vencedor.
Fotografias do jogo e peças do jogo:
Memória descritiva:
O jogo "Ar Limpo" foi desenvolvido por uma equipa de alunos do ensino secundário, com idades compreendidas entre os 17 e os 20 anos, com o objetivo de sensibilizar e educar sobre a problemática da poluição do ar.
Materiais Utilizados:
Cartolinas
Lápis de cor
Outros materiais de desenho (marcadores, réguas, etc.)
Desenvolvimento: Os alunos realizaram pesquisas detalhadas sobre a poluição do ar, suas causas, consequências e possíveis soluções. Com base nessas pesquisas, definiram uma série de perguntas e desafios que foram incorporados no jogo.
Estrutura do Jogo: O tabuleiro do jogo foi inspirado no clássico "Escadas e Cobras". Os jogadores avançam ou recuam no tabuleiro conforme respondem corretamente às perguntas ou enfrentam desafios relacionados à temática do ar. O objetivo é chegar ao final do tabuleiro, promovendo a aprendizagem de forma lúdica e interativa.
Regras Básicas:
Cada jogador lança o dado e avança o número de casas correspondente.
Ao cair numa casa com uma pergunta, o jogador deve responder corretamente para avançar. Respostas incorretas podem resultar em recuos.
Casas especiais com escadas permitem avançar mais rapidamente, enquanto casas com cobras fazem o jogador recuar.
O primeiro jogador a chegar ao final do tabuleiro é o vencedor.
Conclusão: O jogo "Ar Limpo" não só proporciona diversão, mas também uma valiosa oportunidade de aprendizagem sobre a importância de manter o ar limpo e saudável. Através deste projeto, os alunos desenvolveram habilidades de pesquisa, trabalho em equipa e criatividade.