Escola Básica da Pontinha (Odivelas)
Escalão: 2.º escalão (2.º e 3.º ciclos)
Idade(s) do(s) aluno(s):
Entre os 10 e os 12 anos
Título do jogo:
Jogo da memória - "O ar que respiramos"
Regras do jogo:
Participantes:
Podem jogar no mínimo 2 pessoas e no máximo 4.
Como jogar:
1. Baralhe e coloque todas as 36 cartas viradas para baixo.
2. Joga-se no sentido do ponteiro do relógio.
3. O primeiro jogador vira para cima duas cartas, e deve deixar que todos as vejam, se as cartas forem iguais o jogador fica com as duas cartas para si e continua a jogar. Caso não sejam iguais o jogador deve voltar a colocá-las na mesa voltadas para baixo e passa a vez ao jogador seguinte.
4. O jogo decorre da maneira descrita no passo 3 até que já não restem mais cartas na mesa.
5. Vence o jogo quem possuir um maior número de cartas.
Fotografias do jogo e peças do jogo:
Memória descritiva:
O tema “Ar” foi trabalhado em colaboração com as ciências Naturais, sensibilizando os alunos para a necessidade de preservar a sua qualidade e alertando-os para os impactos da poluição na saúde e nos seres vivos. Nesse sentido, foi proposto aos Delegados Ambientais que elaborassem um jogo alusivo a este tema, que ficaria disponível para a comunidade escolar. Após a análise de várias propostas foi escolhido o jogo da memória.
Os alunos realizaram pesquisas e escolheram ou criaram imagens alusivas ao tema, as quais foram, posteriormente, desenhadas por eles em cartões. Cada cartão foi digitalizado e impresso de modo a criar pares de cartões exatamente iguais.
No verso dos cartões foi colocado o símbolo do Eco-Escolas e foram plastificados para garantir uma maior durabilidade.
Os alunos demonstraram uma atitude bastante recetiva face ao desafio proposto, evidenciando muito interesse e entusiasmo ao longo da sua concretização. Revelaram, ainda, uma forte motivação na conceção desse jogo que consideravam como sendo 'o seu jogo', projetado para poder ser jogado por qualquer elemento da comunidade escolar.
Este jogo estimula a memória visual, a atenção e o raciocínio lógico dos jogadores, enquanto promove a consolidação das Aprendizagens Essenciais de Ciências Naturais e permite alertar para problemas ambientais relacionados com a poluição atmosférica e as boas práticas para a preservação da qualidade do ar. Pode ser utilizado em sala de aula ou com o grupo de amigos na biblioteca.