O ar que eu respiro | Trabalhos 2024/25 | JogAR

Colégio de Nossa Senhora do Rosário (Porto)

Escalão: 2.º escalão (2.º e 3.º ciclos)

Idade(s) do(s) aluno(s):
11 anos

Título do jogo:
adivinhAR

Regras do jogo:
Jogar o Cocas – Versão adivinhAR
Escolha Inicial
O jogador escolhe uma das opções visíveis no exterior do cocas (por exemplo, uma cor ou um número).
O operador soletra a cor ou conta até ao número, abrindo e fechando o cocas alternadamente.
Segunda Escolha
O jogador escolhe uma das opções agora visíveis (outro número, cor ou símbolo).
O operador repete o movimento, abrindo e fechando o cocas conforme o número escolhido.
Escolha Final
O jogador escolhe uma última aba.
O operador levanta essa aba e lê a pergunta sobre qualidade do ar que está escrita por baixo.
Resposta
O jogador tenta responder à pergunta.
O operador verifica a resposta correta (que pode estar escrita no verso da aba ou numa folha de apoio).
???? Objetivo Educativo
O objetivo é aprender de forma divertida sobre temas relacionados com o ambiente e a saúde pública, promovendo a consciência sobre a importância da qualidade do ar.

Fotografias do jogo e peças do jogo:

Memória descritiva:
Numa fase inicial, Delegados Ambientais do 3.º CEB dinamizaram pequenas sessões informativas com os alunos de 6.º ano sobre qualidade do ar, nomeadamente qualidade do ar interior, culminando com um kahoot interturmas sobre esta temática. De seguida, os alunos de 6.º ano foram convidados a conceber, através de trabalhos colaborativos, um jogo didático sobre a temática "Qualidade do Ar", tendo liberdade sobre o formato e tipologia do jogo, desde que se enquadrasse no tema e incluísse regras e objetivos de jogo. No final, as diferentes equipas apresentaram os seus jogos finais aos colegas que procederam a uma votação para selecionar o trabalho a ser submetido.