Colégio de Nossa Senhora de Fátima (Leiria)
Escalão: 2.º escalão (2.º e 3.º ciclos)
Idade(s) do(s) aluno(s):
13 e 14 anos
Título do jogo:
O ar que eu respiro
Regras do jogo:
OBJETIVO:
Ser o primeiro a alcançar a última casa do tabuleiro (casa 6), respondendo corretamente às perguntas sobre as questões ambientais, referentes à poluição atmosférica.
PREPARAÇÃO DO JOGO:
- Colocar o tabuleiro no centro da mesa.
- Entregar um peão a cada jogador e posicione-os na casa inicial.
- Separar as cartas por categoria (Chuvas Ácidas, Efeito de Estufa, Camada do Ozono) em 3 pilhas e baralhe cada uma.
COMO JOGAR:
- Começar o jogador mais novo.
- Girar a roleta: Cada jogador, na sua vez, gira a roleta, que indicará a categoria da pergunta à qual terá de responder.
- Retirar da pilha uma carta da categoria indicada na roleta e tentar responder à pergunta.
- Resposta correta: Avança uma casa no tabuleiro.
- Resposta incorreta: Volta uma casa para trás (exceto se estiver na primeira casa).
O primeiro jogador a chegar à casa 6 vence a partida!!!
Fotografias do jogo e peças do jogo:
Memória descritiva:
O projeto foi integrado na planificação das disciplinas de Ciências Naturais (CN) e de Educação Tecnológica (ET), nas duas turmas do 8.ºAno.
Na aula de apresentação do projeto, os alunos receberam um guião com o seu enquadramento, objetivos e respetivo cronograma das fases para a sua concretização. As duas primeiras fases foram realizadas no 2.ºP e as duas últimas no 3.ºP.
FASE 1 | Pesquisar informação científica (aulas de Ciências Naturais)
- Enquadramento do projeto.
- Formação de grupos de trabalho (4 elementos).
- Pesquisa de informação sobre 3 grandes problemas da poluição atmosférica: aumento do efeito de estufa, chuvas ácidas, redução da camada de ozono.
Para cada um destes problemas, os alunos pesquisaram:
. Tipos de poluentes atmosféricos
. Atividades humanas responsáveis pela emissão destes poluentes
. Efeitos dos poluentes e consequências globais
. Medidas a tomar para preservar o ar e prevenir a sua poluição
FASE 2 | Planear o jogo (aulas de Ciências Naturais)
- Planeamento do tipo de jogo e de regras a aplicar.
- Discussão sobre possíveis materiais a reutilizar na construção do jogo.
FASE 3 | Construção do Jogo (aulas de Educação Tecnológica)
- Construção do jogo. Elaboração de cartões, pinos, tabuleiros, ou outros elementos, que permitam demonstrar os conhecimentos científicos.
FASE 4 | Apresentação do produto final (aulas de Ciências Naturais e de Educação Tecnológica)
- Apresentação do jogo com a explicação do seu funcionamento, regras e desafios.
- Auto e heteroavaliação do desempenho de cada um dos elementos do grupo e do produto final.
- Votação do melhor trabalho, realizada pelos alunos.
Na avaliação foi tida em consideração a cooperação e empenho, o cumprimento de regras, o conhecimento adquirido, ou seja, a capacidade de entendimento das matérias e a qualidade do produto final (executabilidade/criatividade).
Por fim, os alunos jogaram, divertiram-se e aprenderam!!!