Escola Básica João de Barros (Figueira da Foz)
Escalão: 2.º escalão (2.º ciclo)
Idade(s) do(s) aluno(s):
10, 11 e 12 Anos
Título do cartaz:
O Ar que Eu Respiro
Frases do cartaz:
- Clean Air is Life
- O Ar limpo é vida!
- Ar limpo, vida longa!
- Salva o Ar, cada gesto conta!
- Ar puro é essencial!
- O show da natureza ocorre a qualquer instante, basta parar um segundo para admirá-lo!
- Salva o Ar! Ajuda, Contribui!
- Plantar uma Árvore, é plantar o futuro!
Cartaz final:
Localização do cartaz final:
Fases de desenvolvimento do trabalho:
Materiais de divulgação e sensibilização:
Memória descritiva:
No âmbito do Programa Eco-Escolas, foi apresentado às turmas do 5.º e 6.º anos o desafio “ManifestAR – Manifesto pelo Ar”, inserido no projeto “O Ar que Eu Respiro”. Este projeto teve como principais objetivos:
• Aumentar a literacia ambiental sobre a qualidade do ar;
• Promover a reflexão sobre o papel individual e coletivo na preservação do ar que respiramos;
• Estimular a discussão sobre o tema no contexto escolar, familiar e social;
• Dar a conhecer os principais poluentes atmosféricos e os seus impactos na saúde;
• Identificar medidas para minimizar a exposição ao ar poluído;
• Comunicar de forma criativa e informativa sobre a temática;
• Desenvolver competências de expressão visual e artística;
• Promover hábitos sustentáveis que contribuam para a melhoria da qualidade do ar.
A proposta consistiu na elaboração de um cartaz com um manifesto visual que expressasse, de forma criativa e consciente, a necessidade de melhorar a qualidade do ar. Com entusiasmo, os alunos decidiram criar um painel coletivo de grandes dimensões (1,65 m x 1,80 m), que fosse visível e impactante, capaz de sensibilizar toda a comunidade escolar.
Cada turma selecionou frases inspiradoras relacionadas com a temática, que serviram de base para a criação de ilustrações individuais. Estes trabalhos foram, posteriormente, integrados numa composição visual coletiva, que resultou no cartaz/painel final.
O painel foi colocado junto à entrada principal da escola, num espaço verde e frequentado pelos alunos durante os intervalos e tempos livres. A escolha deste local teve como objetivo garantir visibilidade e proximidade, reforçando a mensagem e o impacto da ação.
Este projeto revelou-se uma excelente oportunidade para cruzar educação ambiental, expressão artística e cidadania ativa, promovendo a consciência ecológica e incentivando os alunos a serem agentes de mudança na proteção da qualidade do ar e do ambiente.