Escola Marquês de Pombal (Pombal)
Escalão: 2.º escalão (2.º ciclo)
Idade(s) do(s) aluno(s):
10/11 anos
Título do cartaz:
Manifesto pelo Ar
Frases do cartaz:
1. Se o ar puro queremos ter, árvores devemos manter.
2. Para o planeta salvar, o ar teremos de cuidar.
3. Se a poluição quisermos derrotar, o ar devemos melhorar.
4. Pássaros no ar, ar puro a voltar.
5. O ar é fonte de vida, poluir devemos evitar!
6. As plantas fornecem oxigénio que é essencial à vida na Terra.
Cartaz final:
Localização do cartaz final:
Fases de desenvolvimento do trabalho:
Materiais de divulgação e sensibilização:
Memória descritiva:
Durante as aulas de Ciências Naturais, os alunos exploraram a unidade curricular: “AR”, conceitos e conceções alternativas sobre o tema; conheceram os principais gases constituintes do ar; conheceram as propriedades desses mesmos gases e as suas funções; e reconheceram as consequências das ações do ser humano sobre a qualidade do Ar. Participaram, ainda na sessão formativa “Combustões” promovida pelos Bombeiros Voluntários de Pombal e pela Proteção Civil (cf. https://www.aepombal.edu.pt/a-semente/a-protecao-civil-e-os-bvp-vieram-a-marques-falar-de-combustoes/) e, realizaram um trabalho de investigação, em grupos, sobre o Índice de Qualidade do Ar (IQar) no concelho de Pombal.
Na disciplina de Matemática exploraram dados estatísticos no “IQar” e exploraram o conceito de “pegada carbónica” (cf. Mural DAC https://padlet.com/lilianaesperanca2/projeto-do-5-a-impacto-das-altera-es-clim-ticas-na-vida-dos--bq8bbm053fvrynpo).
Na disciplina de Português, os alunos refletiram sobre o tema e criaram seis frases que compõem o “Manifesto pelo Ar”:
1. Se o ar puro queremos ter, árvores devemos manter.
2. Para o planeta salvar, o ar teremos de cuidar.
3. Se a poluição quisermos derrotar, o ar devemos melhorar.
4. Pássaros no ar, ar puro a voltar.
5. O ar é fonte de vida, poluir devemos evitar!
6. As plantas fornecem oxigénio que é essencial à vida na Terra.
Na disciplina de Inglês, a professora explorou vocabulário relativo à temática e os alunos com a sua ajuda, traduziram as 6 frases criadas na disciplina de português para inglês (cf. Mural DAC https://padlet.com/lilianaesperanca2/projeto-do-5-a-impacto-das-altera-es-clim-ticas-na-vida-dos--bq8bbm053fvrynpo).
Na disciplina de Educação Visual, a professora juntamente com o apoio dos alunos recolheram cartão nos hipermercados LIDL em tons de branco e azul, desenharam nuvens e escreveram as frases criadas na disciplina de Português. O cartaz em tecido e as letras usadas para as frases foram construídos com material cedido por uma Encarregada de Educação, que tinha esse material como “desperdício”.
Apresentação e Divulgação
A comunidade escolar teve oportunidade de conhecer o manifesto através de várias formas criativas e inclusivas de comunicação:
• Cartaz em tecido com as seis frases, afixado junto à portaria da escola envolvido pelas nuvens, em local de grande visibilidade por todos os alunos da escola e comunidade educativa;
• “Nuvens” em cartão reciclado, suspensas no átrio principal da escola, com cada uma das frases do manifesto escrita de forma apelativa;
• QR Code integrado nas T-shirts dos alunos do 5.ºA, permitindo o acesso digital ao manifesto e à mensagem ambiental do projeto.
• Notícia no jornal escolar – “Semeando Futuros Sustentáveis – Manifesto pelo Ar”, divulgação do desafio junto de toda a comunidade escolar no âmbito da “Semana da Divulgação e Orientação Profissional”, de 5 a 9 de maio de 2025, do agrupamento. Ainda a aguardar publicação no órgão informativo do Agrupamento, "A Semente" (https://www.aepombal.edu.pt/blog/a-semente/page/2/)
pela equipa responsável pelas notícias da escola.
Metodologia
O trabalho foi desenvolvido com base numa metodologia de trabalho de projeto, colaborativa e interdisciplinar, envolvendo docentes das áreas de Português, Ciências Naturais, Matemática, Inglês e Educação Visual. Os alunos participaram ativamente em todas as etapas: desde a conceção das frases, materiais de divulgação, até à produção do cartaz.
Conclusão
Este projeto constituiu uma oportunidade valiosa para os alunos compreenderem a importância de cuidar do ar que respiramos. Por meio da escrita criativa, da reutilização de materiais e da utilização de ferramentas digitais, foi possível transmitir uma mensagem ambiental forte à comunidade escolar e local. O envolvimento e entusiasmo demonstrados pelos alunos confirmam o potencial transformador da educação ambiental na construção de uma sociedade mais consciente e responsável. Agradecemos a colaboração de todos os envolvidos neste desafio.
As Professoras dinamizadoras
Liliana Esperança (Professora responsável, de Matemática e Ciências Naturais)
Lurdes Mota (Professora de Português)
Marlene Carvalho (Professora de Educação Visual)
Ana Marcelino (Professora de Inglês)