O ar que eu respiro | Trabalhos 2024/25 | ManifestAR

Escola EB1/PE Estreito de Câmara de Lobos (Câmara de Lobos)

Escalão: 1.º escalão (jardins de infância e 1.º ciclo)

Idade(s) do(s) aluno(s):
8/9

Título do cartaz:
Escolhe o ar que respiras: por uma lufada de ar fresco!

Frases do cartaz:
- O meu planeta vou renovar para poder respirar.
- Para cuidar do ar de balão vou andar.
- Evitar as queimadas.
- Andar de bicicleta.
- Andar a pé.
- De metro vou andar para não poluir o ar.
- Plantar e preservar áreas verdes.
- O planeta é o meu lar, dele devemos cuidar!
- Usar mais transportes públicos.
- Opte por transportes mais sustentáveis.
- Plantar uma árvore.
- Usar a energia de forma consciente.
- Reduzir o uso de veículos motorizados.
- Para melhorar o ar o fumo tem de parar.
- Evite produtos tóxicos.
- Evitar a desflorestação.
- Para o ar melhorar menos deviam fabricar.
- Por um ar mais puro vou pedalar.
- Deitar o lixo nos ecopontos.
- Para purificar o ar mais plantas vou plantar.

Cartaz final:

Localização do cartaz final:

Fases de desenvolvimento do trabalho:

Materiais de divulgação e sensibilização:

Marcadores de livros

Memória descritiva:
Metodologia:
O projeto foi desenvolvido ao longo de duas semanas e envolveu várias atividades interativas, com os alunos das turmas A (17 alunos) e B (15 alunos) do 3º ano. O trabalho teve diferentes momentos/etapas para que o resultado final tenha mais impacto nos alunos.
1º- Sessão introdutória:
A primeira aula será dedicada à introdução do conceito da importância do ar puro. Utilizaremos recursos audiovisuais, como vídeos e imagens onde os alunos poderão aprender sobre o ar que respiram, a sua composição e importância para a vida humana, animal e vegetal. Poderão diferenciar cidades onde a qualidade do ar é boa e contrapor com outras onde o índice de poluição do ar é extrema.
2º- Experiência prática:
Os alunos farão a experiência simples de colocar uma planta num recipiente fechado e observar como a falta de ar influencia a vida vegetal.
3º- Discussão em grande grupo:
Após a visualização dos vídeos, imagens e da realização de experiências, os alunos irão discutir como podem contribuir para a preservação do ar puro em suas casas e na comunidade. O objetivo será refletir como o uso consciente de veículos, diminuição de lixo, a prática do cultivo e o respeito pela natureza são fundamentais para a qualidade do ar.
4º Atividade criativa:
As turmas irão criar um cartaz alusivo à importância do ar puro, com imagens criadas por cada aluno com o mote “Escolhe o ar que respiras: por uma lufada de ar puro” para expor na escola. Elaborarão frases com dicas que podem ser úteis para a comunidade educativa, refletindo sobre comportamentos a adotar para manter a boa qualidade do ar. Com essas frases poderão construir marcadores de livros.
Entretanto, na aula de expressão musical e dramática, os alunos irão aprender músicas sobre a importância de preservar o meio ambiente.
Material:
- placa de material plástico para base do cartaz;
- folhas de papel reciclado;
- restos de papéis diversos;
- cola líquida;
- lápis de cor;
- folhas para plastificar marcadores de livro;
Resultados esperados:
• sensibilizar os alunos para a importância da qualidade do ar;
• desenvolver atitudes responsáveis em relação ao meio ambiente;
• melhor as habilidades de trabalho em grupo e de se expressar artisticamente;
• produzir materiais (cartaz e marcadores de livros);