O ar que eu respiro | Trabalhos 2024/25 | ManifestAR

Escola EB 2,3 Padre Abílio Mendes (Barreiro)

Escalão: 2.º escalão (2.º ciclo)

Idade(s) do(s) aluno(s):
11 anos

Título do cartaz:
Vamos melhorar a qualidade do ar!!!

Frases do cartaz:
Optar por transportes públicos;
Em pequenos trajetos optar por usar bicicleta;
Reduzir o consumo de combustíveis fósseis;
Evitar queimadas;
Plantar árvores;
Fazer reciclagem…

Cartaz final:

Localização do cartaz final:

Fases de desenvolvimento do trabalho:

Materiais de divulgação e sensibilização:

Memória descritiva:
A atividade foi desenvolvida na Escola Básica 2,3 Padre Abílio Mendes no Barreiro. Foi envolvida a turma do 2º ciclo (5º A) do ensino básico, total de alunos 22, alguns alunos estão abrangidos por medidas adicionais de apoio à aprendizagem e à inclusão, em conformidade com o Decreto-Lei n. º 54/2018. No âmbito do Projeto foi proposto o desafio cujo objetivo principal passou por sensibilizar os alunos nas aulas de Cidadania e Ciências Naturais, para a proteção do Ar, através de práticas pedagógicas sustentáveis e inclusivas.
A participação neste desafio teve como metas principais fomentar a consciência ambiental, valorizar a saúde respiratória, promover a criatividade e a participação ativa dos alunos, e incentivar o uso consciente de materiais recicláveis e biodegradáveis. A atividade proporcionou, a articulação de conhecimentos e competências de várias áreas disciplinares, num contexto prático e acessível.
Neste âmbito, os alunos construíram cartazes, usando a cor azul que representa o ar (cartaz escolhido entre outros), criando uma identidade visual apelativa e fiel ao projeto. Houve o cuidado de se utilizar cores nas frases para se destacarem.
Um dos trabalhos incluiu um QR Code – que redireciona para a imagem presente no trabalho, incentivando a continuidade da aprendizagem e a ligação entre o produto final.
O desenvolvimento da atividade respeitou os ritmos e as necessidades individuais dos alunos, através de estratégias de diferenciação pedagógica, acompanhamento individualizado, tarefas ajustadas, reforço positivo e uso de recursos visuais e digitais acessíveis. Todos os alunos participaram ativamente em todas as fases do processo – do planeamento à construção, decoração e apresentação – reforçando o sentimento de pertença e a importância do seu contributo para a comunidade.
Esta experiência permitiu desenvolver competências práticas, sociais e ambientais, promovendo a autonomia, a criatividade e a colaboração entre pares. Em conclusão, a atividade revelou-se uma oportunidade significativa de aprendizagem ativa, onde a educação ambiental e a inclusão caminharam de mãos dadas.
O desafio “manifesto pelo ar” foi mais do que uma tarefa escolar: foi um gesto concreto de compromisso com a natureza e com uma escola para todos.
A divulgação com os panfletos e marcadores de livro foi realizada a quase todos os alunos da escola. O sítio onde se encontra a exposição é frequentada por um grande número de alunos.