O ar que eu respiro | Trabalhos 2024/25 | ManifestAR

EB 2,3 de Ribeira de Pena (Ribeira de Pena)

Escalão: 2.º escalão (2.º ciclo)

Idade(s) do(s) aluno(s):
8-10

Título do cartaz:
Respirar é Viver, Cuidar é dever

Frases do cartaz:
Uma árvore plantada é ar limpo a cada jornada!
Se vais de bicicleta ou a pé, poluição não é o que se vê!
Respirar bem é um direito, cuidar do ar é um dever.
O nosso manifesto pelo ar
Queimar lixo é agressão, reciclar é a solução!
Apaga a luz com intenção, mais ar puro, menos tensão.
Menos carros, mais união: o ar agradece com gratidão!

Cartaz final:

Localização do cartaz final:

Fases de desenvolvimento do trabalho:

Participação ativa dos alunos: comprovada ao longo de todo o processo — investigação, criação textual, ilustração, divulgação.

Materiais de divulgação e sensibilização:

foram criados flyers e marcadores de livros com frases do manifesto, distribuídos na escola e na comunidade local

Memória descritiva:
Título do Cartaz: Respirar é Viver — Cuidar é Dever!
Participantes - O trabalho foi desenvolvido pelos alunos do Clube “A escola também é tua”, com idades compreendidas entre os 11 e os 16anos, no âmbito do projeto Eco-Escolas, em articulação com os conteúdos das disciplinas de Estudo do Meio, Educação para a Cidadania e Educação e Expressão Plástica.
A atividade contou com a participação dos alunos do clube, de forma colaborativa, com o apoio dos professores responsáveis, promovendo o envolvimento ativo, o espírito de grupo e a criatividade de cada aluno.
Título: “Respirar é Viver — Cuidar é Dever!”
Frases relacionadas com a melhoria da qualidade do ar:
1. Respirar bem é um direito, cuidar do ar é um dever!
2. Se vais de bicicleta ou a pé, poluição não é o que se vê!
3. Uma árvore plantada é ar limpo a cada jornada!
4. Apaga a luz com intenção — mais ar puro, menos tensão!
5. Menos carros, mais união: o ar agradece com gratidão!
6. Queimar lixo é agressão, reciclar é a solução!
Materiais de sensibilização complementar: foram criados flyers e marcadores de livros com frases do manifesto, distribuídos na escola e na comunidade local.
Local de afixação com visibilidade: o cartaz foi colocado à entrada principal da escola.
Participação ativa dos alunos: comprovada ao longo de todo o processo — investigação, criação textual, ilustração, divulgação.
Processo de Construção do Trabalho
O desenvolvimento da atividade seguiu uma metodologia participativa, organizada em várias fases:
Investigação e sensibilização inicial: Os alunos assistiram a vídeos educativos sobre a poluição do ar, realizaram leituras e partilharam experiências familiares. As ideias principais foram registadas e debatidas em grupo.
Elaboração do manifesto: Em trabalho colaborativo, a turma construiu uma lista de comportamentos que contribuem para a melhoria da qualidade do ar. A partir desta lista, criaram 6 frases com rima, linguagem apelativa e de fácil compreensão, que constituem o manifesto.