Colégio Oceanus (Vila Nova de Gaia)
Escalão: 1.º escalão (jardins de infância e 1.º ciclo)
Idade(s) do(s) aluno(s):
O Desafio ManifestAR foi desenvolvido pela turma do 2.º ano do Colégio Oceanus. A turma tem 25 alunos com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos.
Título do cartaz:
O Planeta Depende de Ti!
Frases do cartaz:
O Planeta Depende de Ti!
AjudAR o AR é o que está a dAR.
Para melhorAR o AR é preciso reciclAR.
Para bem-estAR é preciso limpAR o AR.
Vamos libertAR o AR para melhor respirAR.
Cartaz final:
Localização do cartaz final:
Fases de desenvolvimento do trabalho:
Materiais de divulgação e sensibilização:
Memória descritiva:
O projeto “ManifestAR – Manifesto pelo Ar” foi desenvolvido com a turma do 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básico, no âmbito da promoção da educação ambiental e do exercício da cidadania ativa, com foco na qualidade do ar e nas suas implicações para a saúde e o ambiente. Partindo de uma abordagem interdisciplinar e da utilização de metodologias ativas, o projeto procurou envolver os alunos de forma crítica e criativa na reflexão sobre os impactos da poluição do ar e o papel que cada indivíduo pode ter na sua mitigação.
Este projeto articulou-se com várias áreas do currículo, nomeadamente:
Português: desenvolvimento da leitura, escrita criativa, construção de frases com intencionalidade comunicativa e produção de textos de opinião;
Estudo do Meio (NSS): identificação de causas e consequências da poluição do ar, reconhecimento de comportamentos individuais e coletivos promotores de saúde ambiental;
Expressões Artísticas e Visuais: criação de cartazes e marcadores de livro utilizando diferentes técnicas de expressão visual;
Cidadania e Desenvolvimento: exercício da cidadania ativa, promoção de valores ambientais, responsabilidade individual e social.
O projeto começou na leitura e exploração da obra “A Grande Fábrica de Palavras”, que serviu de ponto de partida para o desenvolvimento de um trabalho de articulação entre literatura, educação ambiental e expressão visual. Durante a leitura e discussão da obra, os alunos identificaram o fumo das fábricas como um dos elementos simbólicos ligados à poluição do ar, o que permitiu integrar a temática ambiental de forma natural e significativa.
A partir daí, foi construído um mapa mental, onde foram registadas as ideias principais, palavras-chave e frases criadas pelos alunos, com o objetivo de servirem como base para os materiais gráficos do projeto.
Para enriquecer o conhecimento e estimular a reflexão, os alunos assistiram a dois vídeos educativos sobre a poluição do ar, que promoveram o debate em grande grupo sobre as causas, os poluentes mais comuns, os seus efeitos na saúde e no ambiente, bem como as atitudes a adotar para melhorar a qualidade do ar.
Com base na informação recolhida e nas reflexões partilhadas, os alunos foram organizados em pares/trios e desafiados a criar um cartaz – físico ou digital – que transmitisse uma mensagem clara e impactante sobre a importância de proteger o ar que respiramos. Cada par utilizou as frases do mapa mental como ponto de partida para construir o seu manifesto visual.
Embora todos os cartazes tenham sido apresentados à turma, foi selecionado um exemplar para divulgação oficial, representando simbolicamente a voz coletiva da turma.
Complementarmente, cada aluno elaborou um marcador de livro com mensagens e ilustrações relacionadas com a temática da poluição do ar, e alguns Flyers, consolidando os conhecimentos adquiridos e promovendo a criatividade e o envolvimento individual.
A avaliação foi contínua, centrada na observação do envolvimento, participação e criatividade dos alunos, bem como na clareza e pertinência das mensagens produzidas. Observou-se:
Um aumento da literacia ambiental e do vocabulário específico;
Maior consciência do impacto do comportamento humano na qualidade do ar;
Desenvolvimento de competências de comunicação e expressão artística;
Promoção de valores de cidadania e responsabilidade social;
Estímulo à partilha e discussão do tema no contexto familiar e social.
O projeto “ManifestAR – Manifesto pelo Ar” demonstrou ser uma prática pedagógica eficaz e integradora, promovendo a articulação entre saberes e o envolvimento ativo dos alunos. Através da leitura, do debate, da expressão criativa e da produção de materiais visuais, os alunos refletiram sobre a importância de cuidar do ar que respiramos e tornaram-se agentes de mudança no seu meio.