Centro Escolar de S. Miguel de Poiares (Vila Nova de Poiares)
Escalão: 1.º escalão (jardins de infância e 1.º ciclo)
Idade(s) do(s) aluno(s):
9 anos
Título do cartaz:
O ar que eu respiro
Frases do cartaz:
Menos carros, mais saúde!
Plantas na escola purificam o nosso ar!
Juntos vamos reduzir os fumos!
Vamos caminhar e de bicicleta andar.
Reciclar é respirar melhor!
Vamos plantar para viver e respirar!
Cartaz final:
Localização do cartaz final:
Fases de desenvolvimento do trabalho:
Memória descritiva:
Desafio: O ar que eu respiro
1. Enquadramento e Objetivos
A participação neste desafio surge no âmbito da implementação do programa Eco-escolas e pretende dar resposta à proposta de sensibilização da comunidade escolar para a temática da qualidade do ar. O principal objetivo foi estimular a literacia ambiental dos alunos, levando-os a refletir sobre o papel de cada um na promoção de um ar mais limpo, saudável e sustentável, não só no contexto escolar, mas também no familiar e social.
2. Metodologia e Processo de Construção
O trabalho foi desenvolvido de forma colaborativa entre a docente e os alunos do 4º ano, numa abordagem centrada na participação ativa, na pesquisa e na expressão visual.
a) Introdução ao tema: Iniciou-se com uma sessão promovida pela bióloga da Câmara Municipal, intitulada “O ar que respiramos”, seguida de uma conversa orientadora sobre a importância da qualidade do ar e os perigos da poluição atmosférica, incentivando os alunos a partilharem o que já sabiam e a colocarem dúvidas. Posteriormente foi colocado na parte exterior da janela da sala de aula um medidor da qualidade do ar que é monitorizado pelos alunos regularmente.
b) Pesquisa e reflexão: Em pequenos grupos, os alunos pesquisaram imagens na internet relacionadas com a poluição do ar, desflorestação e os efeitos nocivos da má qualidade do ar na saúde. Ao longo do processo, foram registando ideias e refletindo sobre comportamentos que contribuem para o problema e atitudes que podem ajudar a melhorar a situação.
c) Criação do manifesto: Após uma reflexão conjunta, os alunos propuseram frases para compor o manifesto. Foram escolhidas seis frases impactantes, com linguagem acessível e apelativa, de forma a sensibilizar toda a comunidade escolar.
d) Conceção do cartaz: O cartaz foi elaborado, integrando as frases selecionadas, imagens alusivas ao tema e o título proposto pelos alunos. O design foi pensado em conjunto, promovendo o espírito crítico e a criatividade dos alunos.
e) Escolha do local de exposição: Os alunos decidiram que o cartaz deveria ser afixado no hall de entrada da escola, local de grande visibilidade, para que a mensagem chegasse ao maior número possível de pessoas da comunidade educativa.
3. Envolvimento dos Alunos
Os alunos estiveram envolvidos em todas as fases do projeto, desde a discussão inicial, à pesquisa, à construção do conteúdo e dos materiais, bem como à estratégia de divulgação. O trabalho promoveu a autonomia, o pensamento crítico e o espírito de equipa, ao mesmo tempo que desenvolveu competências de literacia ambiental e digital.
4. Resultados
A participação dos alunos revelou-se muito positiva, com grande envolvimento e motivação em todas as etapas do projeto. Demonstraram curiosidade e espírito crítico ao longo da pesquisa, refletindo sobre os efeitos da poluição do ar e a importância de adotar hábitos mais sustentáveis.
O cartaz foi muito bem recebido pela comunidade escolar. A sua afixação no hall de entrada gerou interesse por parte de outros alunos, professores e encarregados de educação, tendo promovido conversas sobre o tema e incentivado a leitura das frases do manifesto.
O projeto permitiu reforçar a consciência ambiental dos alunos, consolidar aprendizagens no domínio da cidadania e desenvolver competências de comunicação e expressão visual.