O ar que eu respiro | Trabalhos 2024/25 | ManifestAR

Escola Básica de Bom Nome (Santo Tirso)

Escalão: 1.º escalão (jardins de infância e 1.º ciclo)

Idade(s) do(s) aluno(s):
6/ 7 anos

Título do cartaz:
O ar que eu respiro

Frases do cartaz:
Abraça a Natureza!
Não destruas a Natureza!
Usa transportes sustentáveis!
Reduz o uso do carro!
Recicla!
Não poluas!

Cartaz final:

Localização do cartaz final:

Fases de desenvolvimento do trabalho:

Materiais de divulgação e sensibilização:

Memória descritiva:
Participaram neste projeto 24 alunos do 1.º ano de escolaridade com a média de idades de 7 anos.
O início do trabalho ocorreu no dia 22 de abril, Dia Mundial da Terra, onde os alunos destacaram a importância do ar e da água no planeta.
Após a observação de diversas imagens alusivas à poluição atmosférica, foi debatido como estará a qualidade do ar no planeta. Seguidamente analisaram a diferença da qualidade do ar nas cidades e nas aldeias de acordo com as aprendizagens essenciais de estudo do meio.
Depois, em grupos, identificaram diferentes causas da poluição do ar e respetivas consequências quer para o planeta quer para os seres vivos. Refletiram em medidas possíveis de adotar para combater este flagelo e apresentaram à turma.
No final, cada aluno numa folha branca idealizou um cartaz com a informação, que a seu ver seria a mais importante retratar e por votação elegeram as imagens e ideias que mais gostaram. Em articulação com Educação Artística, realizaram o cartaz, em papel de cenário na medida 60x80, usaram lápis de cor, lápis de cera e marcadores.
Em articulação com português, foi proposta uma tempestade de ideias com rimas sobre o tema. Em grupo turma, os versos foram escritos no quadro até chegarem a uma versão final e copiados para os seus cadernos. Para divulgação dos versos ficou decidido realizar um marcador de livros, em forma de árvore, para ser distribuído pela comunidade educativa. Os versos foram passados à mão e em computador e foram pintados com lápis de cor. Por fim, foram plastificados para uma maior durabilidade.
Todos os alunos participaram em todas as etapas e no final um grupo de alunos foi selecionado para divulgar o cartaz e ler os versos, de sala em sala, por toda a escola. No final, o cartaz ficou exposto no átrio da escola.