Creche O Golfinho II (Câmara de Lobos)
Escalão: 1.º escalão (jardins de infância e 1.º ciclo)
Idade(s) do(s) aluno(s):
3/4 anos
Título do cartaz:
Atitudes que Melhoram a Qualidade do Ar na Nossa Escola
Frases do cartaz:
Plantar árvores e plantas no pátio;
Evitar o uso excessivo de sprays e perfumes;
Manter as salas arejadas;
Evitar queimar lixo ou folhas;
Usar bicicleta ou ir a pé para a escola;
Separar o lixo;
Cartaz final:
Localização do cartaz final:
Fases de desenvolvimento do trabalho:
Memória descritiva:
Memória Descritiva do Cartaz:
O cartaz intitulado "Atitudes que Melhoram a Qualidade do Ar na Nossa Escola" tem como objetivo sensibilizar e educar a comunidade educativa sobre práticas sustentáveis que contribuem para a melhoria da qualidade do ar na escola.
O cartaz é colorido, atrativo e ilustrativo, o que facilita a compreensão especialmente das crianças mais pequenas. Este destina-se a ser explorado por um grupo com a faixa etária de 3/4 anos.
Ele apresenta seis ações práticas, cada uma acompanhada de uma ilustração representativa:
1. Plantar árvores e plantas no pátio – Incentiva o aumento da vegetação na escola como forma de purificar o ar.
2. Evitar o uso excessivo de sprays e perfumes – Alerta para o impacto negativo de produtos com compostos químicos voláteis.
3. Manter as salas arejadas – Reforça a importância da ventilação natural para a renovação do ar interno.
4. Evitar queimar lixo ou folhas – Destaca os malefícios da queima de resíduos, que liberta poluentes.
5. Usar bicicleta ou ir a pé para a escola – Promove meios de transporte sustentáveis que não poluem o ar.
6. Separar o lixo – Incentiva a reciclagem como forma de reduzir a poluição ambiental.
O tema “AR” foi abordado em contexto sala com a história “O Mistério do Ar Invisível”. Posteriormente, o cartaz foi apresentado e debatido com as crianças, o afixado no Placar Eco-Escolas, situado à entrada no interior da escola.
O cartaz transmite uma mensagem clara e educativa, com linguagem acessível sendo ideal para fomentar atitudes conscientes que favorecem um ambiente escolar mais saudável e sustentável.